15 Ideias de Atividades (BNCC) de biologia 1º ano

1. Experimento com Plantas

Realizar um experimento com diferentes tipos de solo e suas influências no crescimento de plantas. Os alunos podem plantar sementes em vasos com solos variados, como terra comum, terra adubada e areia, e observar o desenvolvimento ao longo de algumas semanas. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_05 da BNCC, que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Montagem de Ecossistemas

Os alunos podem criar mini-ecossistemas em garrafas PET, utilizando solo, plantas e pequenos animais, como insetos. Essa atividade permite que os estudantes compreendam as interações entre os seres vivos e o ambiente, alinhando-se à habilidade EB1_06 da BNCC, que trata das relações ecológicas.

3. Estudo da Fotossíntese

Promover uma atividade em que os alunos realizem experimentos para entender o processo de fotossíntese. Utilizando folhas de plantas e água, os alunos podem observar a produção de bolhas de oxigênio em água com luz solar. Essa atividade está relacionada à habilidade EB1_07 da BNCC, que aborda os processos vitais dos seres vivos.

4. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar diferentes animais e criar cartazes informativos que incluam dados sobre habitat, alimentação e características. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EB1_08 da BNCC, que envolve a comunicação de informações científicas.

5. Observação de Insetos

Realizar uma atividade de campo onde os alunos observam insetos em seu habitat natural. Eles podem anotar as características dos insetos encontrados e discutir suas funções no ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_09 da BNCC, que trata da observação e análise de seres vivos.

6. Experiência com Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando uma jarra, água e um filme plástico. Ao aquecer a jarra, eles poderão observar a evaporação e a condensação. Essa atividade está relacionada à habilidade EB1_10 da BNCC, que aborda os ciclos naturais.

7. Jogo de Classificação de Seres Vivos

Desenvolver um jogo de cartas onde os alunos devem classificar diferentes seres vivos em grupos, como plantas, animais e fungos. Essa atividade promove o entendimento da biodiversidade e está alinhada à habilidade EB1_11 da BNCC, que trata da classificação dos seres vivos.

8. Experimento sobre Polinização

Realizar um experimento para demonstrar o processo de polinização utilizando flores e insetos artificiais. Os alunos podem observar como a polinização ocorre e sua importância para a reprodução das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_12 da BNCC, que aborda a reprodução das plantas.

9. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário, anotando informações sobre cada uma delas. Essa atividade estimula a observação e o registro, alinhando-se à habilidade EB1_13 da BNCC, que trata da identificação de plantas.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da conservação ambiental. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_14 da BNCC, que aborda a responsabilidade socioambiental.