15 Ideias de Atividades (BNCC) de animais vertebrados e invertebrados

1. Criação de um Herbário de Animais Vertebrados e Invertebrados

Nesta atividade, os alunos podem coletar imagens ou desenhos de diferentes espécies de animais vertebrados e invertebrados, criando um herbário. Cada aluno deve apresentar informações sobre a classificação, habitat e características de cada animal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 3º ano – (EF03CI03), que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

2. Jogo da Memória com Animais

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartas que representam diferentes animais vertebrados e invertebrados. Cada par de cartas deve conter a imagem do animal e seu nome científico. Essa atividade estimula a memorização e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – (EF04CI02), que trata da identificação de características dos seres vivos.

3. Debate sobre a Importância dos Animais no Ecossistema

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância dos animais vertebrados e invertebrados no ecossistema pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como esses animais contribuem para o equilíbrio ambiental. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI01), que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

4. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos podem desenvolver um mapa conceitual que relacione os diferentes grupos de animais vertebrados e invertebrados, incluindo exemplos e características. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização do conhecimento, alinhando-se à habilidade BNCC: CIENCIAS – 6º ano – (EF06CI03), que envolve a classificação dos seres vivos.

5. Experimento sobre a Respiração dos Animais

Realizar um experimento simples para demonstrar como diferentes animais respiram pode ser uma atividade prática e educativa. Os alunos podem observar a respiração de peixes, anfíbios e insetos, registrando suas descobertas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 7º ano – (EF07CI02), que aborda as funções vitais dos seres vivos.

6. Produção de um Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre a vida de um animal vertebrado ou invertebrado de sua escolha, abordando seu habitat, alimentação e características. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC: CIENCIAS – 8º ano – (EF08CI01), que envolve a produção de conteúdos informativos.

7. Visita a um Zoológico ou Aquário

Uma visita a um zoológico ou aquário pode proporcionar uma experiência prática e direta com animais vertebrados e invertebrados. Os alunos devem observar e registrar informações sobre os animais, relacionando-as com o que aprenderam em sala de aula. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 9º ano – (EF09CI04), que envolve a observação de seres vivos em seu habitat.

8. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes espécies de animais vertebrados e invertebrados, destacando suas características, habitat e importância ecológica. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC: CIENCIAS – 3º ano – (EF03CI04), que trata da comunicação de informações científicas.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre animais vertebrados e invertebrados pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre o tema. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – (EF04CI01), que envolve a construção de conhecimentos sobre a diversidade dos seres vivos.

10. Criação de uma Linha do Tempo da Evolução dos Animais

Os alunos podem criar uma linha do tempo que mostre a evolução dos animais vertebrados e invertebrados ao longo da história. Essa atividade estimula a pesquisa e a compreensão da evolução das espécies, alinhando-se à habilidade BNCC: CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI03), que aborda a evolução e a diversidade dos seres vivos.