15 Ideias de Atividades (BNCC) do ensino fundamental I

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (BNCC: EF15LP01)

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições, promovendo a fixação do vocabulário e o desenvolvimento da memória. Essa atividade estimula a colaboração entre os alunos, já que podem trabalhar em duplas ou grupos, e ainda permite a personalização do jogo de acordo com os temas abordados em sala de aula.

2. Produção de Histórias em Quadrinhos (BNCC: EF15LP02)

Os alunos são desafiados a criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados nas aulas de Língua Portuguesa. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a interpretação de textos. Os estudantes podem trabalhar em grupos, discutindo a narrativa e os personagens, e ao final, apresentar suas histórias para a turma, desenvolvendo habilidades de oratória e trabalho em equipe.

3. Experimentos Científicos Simples (BNCC: EF02CI01)

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula, como a mistura de cores ou a criação de um vulcão de bicarbonato, permite que os alunos explorem conceitos de ciências de forma prática. Essa atividade promove a curiosidade e o questionamento, além de desenvolver habilidades de observação e registro. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo suas observações e conclusões.

4. Criação de um Jornal Escolar (BNCC: EF15LP03)

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde cada um pode assumir diferentes funções, como redator, editor, fotógrafo e ilustrador. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e a organização de informações. Além disso, permite que os alunos discutam temas relevantes para a escola e a comunidade, promovendo a cidadania e o engajamento social.

5. Mapa Conceitual sobre um Tema Estudado (BNCC: EF02HI01)

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema estudado, como a história do Brasil ou as características de um ecossistema. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os conceitos. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo e colaborando na construção do mapa, o que estimula o aprendizado coletivo.

6. Teatro de Fantoches (BNCC: EF15AR01)

Os alunos podem criar um teatro de fantoches, onde cada grupo desenvolve uma pequena peça baseada em uma história ou tema estudado. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a interpretação. Além disso, promove o trabalho em equipe, já que os alunos precisam se organizar para criar os fantoches e ensaiar a apresentação.

7. Caça ao Tesouro com Perguntas (BNCC: EF15MA01)

Uma atividade divertida que envolve a criação de uma caça ao tesouro, onde os alunos precisam responder a perguntas relacionadas ao conteúdo estudado para encontrar pistas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, além de promover a interação entre os alunos. A caça ao tesouro pode ser realizada em diferentes espaços da escola, tornando-a ainda mais dinâmica.

8. Debate sobre Temas Sociais (BNCC: EF15CI02)

Os alunos são divididos em grupos para debater temas sociais relevantes, como meio ambiente, bullying ou direitos humanos. Essa atividade estimula a argumentação, a escuta ativa e o respeito às opiniões dos outros. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da cidadania.

9. Criação de um Blog de Classe (BNCC: EF15LP04)

Os alunos podem criar um blog de classe onde compartilham textos, fotos e vídeos sobre as atividades realizadas na escola. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e o uso de tecnologias digitais. Os alunos podem aprender sobre a importância da comunicação online e desenvolver habilidades de edição e publicação de conteúdo.

10. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis (BNCC: EF15AR02)

Realizar uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis permite que os alunos desenvolvam habilidades artísticas e de criatividade, além de promover a conscientização sobre a sustentabilidade. Os alunos podem criar esculturas, colagens ou outros trabalhos manuais, e ao final, realizar uma exposição para a comunidade escolar, valorizando o trabalho coletivo e a expressão artística.