15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre preconceito e discriminação

1. Debate sobre Preconceito e Discriminação

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir diferentes formas de preconceito e discriminação que existem na sociedade. Utilize a habilidade BNCC EM13CN01 para promover a reflexão crítica sobre as relações sociais e a diversidade. Os alunos devem pesquisar e apresentar casos reais, promovendo um diálogo respeitoso e construtivo.

2. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre preconceito e discriminação, utilizando a habilidade BNCC EM13LP02. Os cartazes devem conter dados, imagens e mensagens que conscientizem a comunidade escolar sobre a importância do respeito às diferenças. Após a produção, os cartazes podem ser expostos em locais estratégicos da escola.

3. Roda de Leitura com Livros Temáticos

Promova uma roda de leitura com livros que abordem temas de preconceito e discriminação, utilizando a habilidade BNCC EM13LP05. Os alunos devem escolher livros que retratem diferentes realidades e, após a leitura, discutir em grupo as lições aprendidas e como essas histórias se relacionam com a vida cotidiana.

4. Produção de Vídeos de Conscientização

Os alunos podem produzir vídeos curtos que abordem o tema do preconceito e discriminação, utilizando a habilidade BNCC EM13LP03. Os vídeos devem ser criativos e informativos, e podem ser compartilhados nas redes sociais da escola para alcançar um público mais amplo e gerar discussão sobre o tema.

5. Jogo de Role-Playing

Realize uma atividade de role-playing onde os alunos assumem diferentes papéis em situações que envolvem preconceito e discriminação. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade BNCC EM13EF01, permitindo que os alunos vivenciem e reflitam sobre as consequências de suas ações e decisões em um ambiente seguro.

6. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde compartilham textos, poesias e reflexões sobre preconceito e discriminação, utilizando a habilidade BNCC EM13LP04. Essa atividade estimula a escrita criativa e a expressão de opiniões, além de promover um espaço de diálogo e troca de ideias.

7. Pesquisa sobre Diversidade Cultural

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes culturas e como o preconceito se manifesta em relação a elas, utilizando a habilidade BNCC EM13CI01. A pesquisa pode incluir entrevistas com pessoas de diferentes origens e a apresentação dos resultados em sala de aula, promovendo a valorização da diversidade.

8. Atividade de Teatro Forum

Utilize o teatro forum como uma ferramenta para discutir preconceito e discriminação, alinhando-se à habilidade BNCC EM13EF02. Os alunos podem encenar situações de discriminação e, em seguida, o público é convidado a intervir e sugerir soluções, promovendo a reflexão e a empatia.

9. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre preconceito e discriminação, utilizando a habilidade BNCC EM13LP06. A campanha pode incluir a elaboração de materiais gráficos, palestras e ações comunitárias, visando impactar a comunidade escolar e além.

10. Discussão sobre Direitos Humanos

Promova uma discussão sobre os direitos humanos e como eles se relacionam com o preconceito e a discriminação, utilizando a habilidade BNCC EM13CN02. Os alunos devem pesquisar e apresentar casos de violação de direitos, refletindo sobre a importância da defesa e promoção dos direitos de todos.