15 Ideias de Atividades (BNCC) de filosofia sobre felicidade

1. Debate sobre a Felicidade

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir diferentes conceitos de felicidade, baseando-se em filósofos como Aristóteles e Epicuro. Os alunos devem apresentar suas visões e argumentar sobre o que realmente significa ser feliz. Habilidade BNCC: EM13CHS101.

2. Criação de um Mapa da Felicidade

Peça aos alunos que criem um mapa visual que represente o que os faz felizes. Eles podem incluir imagens, palavras e símbolos que representem suas fontes de felicidade. Habilidade BNCC: EM13CHS102.

3. Análise de Textos Filosóficos

Selecione textos de filósofos que abordam a felicidade, como “Ética a Nicômaco” de Aristóteles. Os alunos devem ler e fazer uma análise crítica, discutindo como essas ideias se aplicam à vida moderna. Habilidade BNCC: EM13CHS103.

4. Produção de Poemas sobre Felicidade

Os alunos devem escrever poemas que expressem suas interpretações pessoais da felicidade. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o tema. Habilidade BNCC: EM13LP12.

5. Roda de Conversa sobre Felicidade

Realize uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências e visões sobre a felicidade. Essa atividade promove a empatia e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EM13LP13.

6. Estudo de Casos Históricos

Pesquise figuras históricas que buscaram a felicidade em suas vidas e obras. Os alunos devem apresentar suas descobertas e discutir o impacto dessas figuras na sociedade. Habilidade BNCC: EM13CHS104.

7. Criação de um Diário da Felicidade

Incentive os alunos a manter um diário onde registram diariamente momentos que os fizeram felizes. Essa prática ajuda na reflexão e na valorização dos pequenos momentos. Habilidade BNCC: EM13LP14.

8. Jogo de Perguntas sobre Felicidade

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre diferentes teorias filosóficas da felicidade. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EM13CHS105.

9. Criação de Cartazes sobre Felicidade

Os alunos devem criar cartazes que representem suas ideias sobre a felicidade, utilizando citações de filósofos e suas próprias reflexões. Habilidade BNCC: EM13LP15.

10. Reflexão sobre a Felicidade na Atualidade

Proponha uma atividade onde os alunos escrevem um texto reflexivo sobre como a sociedade contemporânea influencia a busca pela felicidade. Habilidade BNCC: EM13CHS106.

11. Entrevista com Pessoas sobre Felicidade

Os alunos devem entrevistar familiares ou amigos sobre o que a felicidade significa para eles. Essa atividade promove a interação social e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EM13LP16.

12. Análise de Filmes sobre Felicidade

Escolha filmes que abordem a felicidade e peça aos alunos que analisem as mensagens transmitidas. Eles devem discutir como a felicidade é retratada na mídia. Habilidade BNCC: EM13CHS107.

13. Criação de um Manifesto da Felicidade

Os alunos devem elaborar um manifesto coletivo sobre o que consideram essencial para a felicidade. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EM13LP17.

14. Workshop de Mindfulness

Realize um workshop de mindfulness onde os alunos aprendem técnicas de meditação e atenção plena, refletindo sobre como isso pode contribuir para a felicidade. Habilidade BNCC: EM13CHS108.

15. Criação de um Blog sobre Felicidade

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões e atividades relacionadas à felicidade. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação digital. Habilidade BNCC: EM13LP18.