15 Ideias de Atividades (BNCC) de língua portuguesa para ensino fundamental

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema de sua preferência e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambientação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Os alunos podem ler e interpretar poemas de autores brasileiros, discutindo os sentimentos e as imagens que as palavras evocam. Essa atividade promove a análise crítica e a apreciação literária, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de textos poéticos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e diálogos. Essa atividade estimula a expressão artística e a narrativa visual, atendendo à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

4. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes permite que os alunos desenvolvam suas habilidades argumentativas e de escuta. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

5. Análise de Contos Clássicos

Os alunos podem ler contos clássicos da literatura brasileira e discutir os elementos narrativos presentes nas histórias. Essa atividade promove a análise crítica e a reflexão sobre a cultura literária, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da análise de diferentes gêneros textuais.

6. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog literário onde compartilham resenhas de livros, poemas e contos. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

7. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem criar e resolver palavras cruzadas com vocabulário estudado em aula. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conteúdo, atendendo à habilidade EF15LP07, que envolve o uso de vocabulário em diferentes contextos.

8. Produção de Vídeos de Contação de Histórias

Os alunos podem produzir vídeos onde contam histórias, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos orais e audiovisuais.

9. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo as estratégias utilizadas para persuadir o público. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a análise crítica de textos publicitários.

10. Criação de Cartazes de Divulgação

Os alunos podem criar cartazes para divulgar eventos literários ou campanhas de leitura na escola. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual, atendendo à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos informativos e persuasivos.