15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre poemas

1. Criação de Poemas em Grupo

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um poema coletivo. Cada grupo escolherá um tema e, em seguida, cada membro contribuirá com uma estrofe. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem diferentes estilos poéticos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Análise de Poemas Clássicos

Os alunos deverão escolher um poema clássico e realizar uma análise detalhada, identificando elementos como rimas, métricas e figuras de linguagem. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a apreciação literária. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Poemas Visuais

Os alunos criarão um poema visual, onde as palavras e a disposição gráfica das letras formarão imagens que representam o tema do poema. Essa atividade une arte e literatura, promovendo a expressão criativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Recital de Poesias

Organizar um recital onde os alunos poderão recitar poemas de sua escolha ou de sua própria autoria. Essa atividade desenvolve habilidades de oratória e confiança ao falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Poemas em Música

Os alunos deverão escolher uma música que tenha letras poéticas e analisá-las, discutindo como a música e a poesia se inter-relacionam. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre literatura e música. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Poemas de Emoções

Os alunos escreverão poemas que expressem diferentes emoções, como alegria, tristeza, raiva e amor. Essa atividade incentiva a autoexpressão e a empatia, permitindo que os alunos explorem seus sentimentos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Poemas em Dupla

Os alunos formarão duplas para criar um poema em conjunto, onde cada um escreverá uma parte, alternando entre versos. Essa atividade estimula a comunicação e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Poemas e Ilustrações

Cada aluno escolherá um poema e fará uma ilustração que represente o tema ou a mensagem do poema. Essa atividade combina literatura e artes visuais, permitindo uma interpretação mais rica do texto. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Poemas de Natureza

Os alunos deverão escrever poemas inspirados na natureza, utilizando elementos descritivos e sensoriais. Essa atividade promove a observação do meio ambiente e a valorização da natureza. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Poemas em Diferentes Estilos

Os alunos explorarão diferentes estilos poéticos, como haikai, soneto e poesia livre, criando um poema em cada estilo. Essa atividade amplia o conhecimento sobre a diversidade da poesia. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Poemas e Histórias

Os alunos deverão criar um poema que conte uma história, utilizando elementos narrativos. Essa atividade integra a narrativa à poesia, estimulando a criatividade e a construção de enredos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Poemas e Tecnologias

Os alunos utilizarão ferramentas digitais para criar um poema multimídia, incorporando imagens, sons e vídeos. Essa atividade promove o uso de tecnologias na educação e a inovação na criação literária. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Poemas e Debates

Após a leitura de um poema, os alunos participarão de um debate sobre o tema abordado, discutindo suas interpretações e opiniões. Essa atividade desenvolve habilidades argumentativas e de escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Poemas e Cultura Popular

Os alunos deverão pesquisar e apresentar poemas que fazem parte da cultura popular brasileira, como cordéis e canções folclóricas. Essa atividade valoriza a cultura local e a tradição oral. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Poemas e Reflexões

Os alunos escreverão poemas que reflitam sobre questões sociais, políticas ou ambientais. Essa atividade estimula a consciência crítica e a responsabilidade social dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP15.