15 Ideias de Atividades (BNCC) 4º ano de português

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema de sua preferência e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambientação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Leitura e Interpretação de Contos

Realizar a leitura de contos clássicos e contemporâneos é uma excelente forma de trabalhar a interpretação textual. Após a leitura, os alunos podem discutir em grupos sobre os principais elementos da história, como moral, personagens e conflitos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que envolve a interpretação de diferentes gêneros textuais.

3. Criação de Poemas

A criação de poemas é uma atividade que permite aos alunos explorar a sonoridade e a estética da língua portuguesa. Os alunos podem ser incentivados a escrever poemas sobre temas do cotidiano ou sobre sentimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos poéticos.

4. Jogo de Rimas

Os jogos de rimas são uma forma divertida de trabalhar a sonoridade das palavras. Os alunos podem formar grupos e criar rimas a partir de palavras escolhidas aleatoriamente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a exploração de rimas e ritmos na língua portuguesa.

5. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate sobre temas sociais relevantes pode ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades argumentativas. Os alunos podem ser divididos em grupos para pesquisar e apresentar suas opiniões sobre um tema específico. Essa atividade atende à habilidade EF15LP05, que aborda a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos permite que os alunos expressem suas ideias de forma visual e textual. Eles podem criar personagens e enredos, utilizando balões de fala e ilustrações. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

7. Análise de Propagandas

A análise de propagandas é uma atividade que ajuda os alunos a compreenderem a persuasão na linguagem. Os alunos podem trazer propagandas de revistas ou da internet e discutir os recursos utilizados para convencer o público. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que trata da análise de textos publicitários.

8. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde cada um pode contribuir com notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade estimula a escrita colaborativa e a organização de informações. Ela se relaciona com a habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos informativos.

9. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a oralidade e a escuta ativa. Os alunos podem se revezar para contar histórias que conhecem, utilizando recursos como entonação e expressões faciais. Essa atividade atende à habilidade EF15LP09, que aborda a oralidade e a narrativa.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, além de desenvolver a criatividade. Ela se relaciona com a habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos informativos e a utilização de recursos visuais.