15 Ideias de Atividades (BNCC) para trabalhar com alunos surdos

1. Contação de Histórias em Libras

A contação de histórias é uma atividade rica que pode ser adaptada para alunos surdos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os professores podem selecionar livros ilustrados e narrar as histórias em Libras, incentivando os alunos a interagirem e a expressarem suas próprias versões. Essa atividade desenvolve a compreensão de texto e a criatividade dos alunos, além de promover a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Memória com Sinais

Os jogos de memória são uma excelente forma de ensinar vocabulário em Libras. Os professores podem criar cartas com imagens de objetos e suas respectivas representações em Libras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Artes Visuais

Incorporar atividades de artes visuais, como pintura e colagem, pode ser uma forma eficaz de estimular a expressão artística dos alunos surdos. Os professores podem propor que os alunos criem obras que representem suas experiências e sentimentos, utilizando a Libras para descrever suas criações. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Músicas e Danças em Libras

Adaptar músicas populares para Libras e criar coreografias é uma maneira divertida de envolver os alunos. Os professores podem ensinar letras de músicas em Libras e incentivar os alunos a se apresentarem, promovendo a autoestima e a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Atividades de Leitura e Escrita

Os professores podem desenvolver atividades de leitura e escrita que utilizem textos em Libras, como histórias em quadrinhos ou poemas. Os alunos podem ser incentivados a criar seus próprios textos, utilizando a Libras como meio de expressão. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Jogos de Role-Playing

O role-playing é uma técnica que pode ser utilizada para simular situações do cotidiano. Os alunos podem representar diálogos em Libras, o que ajuda a desenvolver a fluência na língua e a compreensão de contextos sociais. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples e descrever os processos em Libras pode ser uma forma interessante de ensinar ciências. Os alunos podem participar ativamente, fazendo perguntas e registrando observações em Libras. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos curtos onde expliquem um tema de interesse em Libras. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação em público, além de ser uma forma de compartilhar conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Atividades de Matemática com Sinais

Os professores podem desenvolver jogos matemáticos que utilizem sinais em Libras para ensinar conceitos básicos de adição, subtração e geometria. Isso ajuda a tornar a matemática mais acessível e divertida para os alunos surdos. Habilidade BNCC: EF15MA01.

10. Discussões em Grupo

Promover discussões em grupo sobre temas relevantes para os alunos surdos é uma forma eficaz de desenvolver habilidades de argumentação e escuta ativa. Os professores podem facilitar o diálogo em Libras, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem ser incentivados a criar cartazes informativos sobre temas de interesse, utilizando imagens e textos em Libras. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a troca de informações entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Atividades de Teatro

O teatro é uma ferramenta poderosa para a expressão e a comunicação. Os alunos podem criar pequenas peças em Libras, desenvolvendo habilidades de atuação e interpretação, além de promover a inclusão e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Caça ao Tesouro em Libras

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas sejam dadas em Libras é uma forma divertida de ensinar a língua e promover o trabalho em equipe. Os alunos devem decifrar as pistas e trabalhar juntos para encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15LP08.

14. Atividades de Culinária

As aulas de culinária podem ser adaptadas para incluir instruções em Libras, permitindo que os alunos aprendam sobre medidas e ingredientes de forma prática. Essa atividade promove a autonomia e a aplicação de conhecimentos matemáticos e científicos. Habilidade BNCC: EF15MA02.

15. Projetos de Pesquisa

Os alunos podem ser incentivados a desenvolver projetos de pesquisa sobre temas de interesse, apresentando suas descobertas em Libras. Essa atividade estimula a curiosidade, a pesquisa e a apresentação de resultados, promovendo a aprendizagem ativa. Habilidade BNCC: EF15LP09.