15 Ideias de Atividades (BNCC) de informática na educação infantil

15 Ideias de Atividades (BNCC) de informática na educação infantil

A primeira atividade é a criação de um jogo de memória digital. Utilizando ferramentas como o PowerPoint ou aplicativos de jogos online, os alunos podem desenvolver um jogo que ajude a fixar conteúdos aprendidos em sala. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC ETC01CG03, que envolve a criação de representações digitais.

A segunda ideia é a elaboração de um mural virtual. Os alunos podem usar plataformas como Padlet para criar um mural colaborativo onde compartilham imagens e textos sobre um tema específico. Essa atividade atende à habilidade ETC01CG02, que estimula a colaboração e a comunicação digital.

Uma terceira atividade interessante é a contação de histórias utilizando recursos digitais. Os alunos podem criar uma apresentação em slides ou um vídeo contando uma história que eles mesmos inventaram. Essa atividade se relaciona com a habilidade ETC01CG04, que incentiva a expressão criativa por meio de tecnologias.

A quarta ideia é a utilização de aplicativos de desenho. Com ferramentas como o Paint ou aplicativos de desenho em tablets, as crianças podem criar suas próprias obras de arte digitais. Essa atividade está alinhada à habilidade ETC01CG01, que envolve a produção de representações visuais.

A quinta atividade é a criação de um blog de classe. Os alunos podem escrever sobre suas experiências e aprendizados, publicando textos e imagens. Essa atividade atende à habilidade ETC01CG02, promovendo a escrita e a leitura em ambientes digitais.

A sexta ideia é a realização de uma pesquisa online. Os alunos podem escolher um tema de interesse e utilizar a internet para coletar informações, apresentando-as em um formato de sua escolha. Essa atividade se relaciona com a habilidade ETC01CG03, que envolve a busca e a seleção de informações.

A sétima atividade é a criação de um vídeo educativo. Os alunos podem gravar um vídeo explicando um conceito aprendido em sala de aula, utilizando aplicativos de edição simples. Essa atividade está alinhada à habilidade ETC01CG04, que estimula a produção de conteúdos audiovisuais.

A oitava ideia é a realização de um projeto de robótica simples. Usando kits de robótica educacional, as crianças podem montar e programar um robô para realizar tarefas específicas. Essa atividade atende à habilidade ETC01CG05, que envolve a programação e a lógica de programação.

A nona atividade é a criação de um jogo de tabuleiro digital. Os alunos podem usar ferramentas como o Genially para desenvolver um jogo que ensine sobre um tema específico. Essa atividade se relaciona com a habilidade ETC01CG03, que envolve a criação de jogos digitais.

Por fim, a décima ideia é a realização de uma apresentação em grupo utilizando ferramentas como o Google Slides. Os alunos podem trabalhar em equipe para apresentar um tema, desenvolvendo habilidades de colaboração e comunicação. Essa atividade está alinhada à habilidade ETC01CG02, que promove o trabalho em equipe e a apresentação de ideias.