15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental história e geografia

1. Linha do Tempo Histórica

Uma atividade que consiste em criar uma linha do tempo interativa, onde os alunos devem pesquisar e apresentar eventos históricos significativos do Brasil. Essa atividade pode ser realizada em grupos, permitindo que cada grupo escolha um período específico, como a colonização, a independência ou a República. Os alunos devem incluir datas, descrições e imagens, promovendo a habilidade EF15HI01 da BNCC, que aborda a análise de diferentes períodos históricos.

2. Mapa Conceitual de Geografia

Nesta atividade, os alunos devem desenvolver um mapa conceitual que relacione os principais conceitos geográficos estudados, como clima, relevo e vegetação. Utilizando cartolina ou ferramentas digitais, os alunos podem ilustrar as interações entre esses elementos, atendendo à habilidade EF15GE03 da BNCC, que trata da compreensão das relações entre os espaços geográficos.

3. Debates sobre Temas Históricos

Organizar um debate em sala de aula sobre temas históricos controversos, como a escravidão ou a ditadura militar, pode estimular o pensamento crítico dos alunos. Os estudantes devem pesquisar argumentos a favor e contra, desenvolvendo a habilidade EF15HI02 da BNCC, que incentiva a análise crítica de diferentes narrativas históricas.

4. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde eventos históricos e geográficos relevantes. Cada edição pode focar em um tema específico, como a história da cidade ou a geografia do Brasil. Essa atividade promove a habilidade EF15GE04 da BNCC, que envolve a produção de textos informativos e a análise de fontes.

5. Visitas Virtuais a Museus

Utilizando recursos digitais, os alunos podem realizar visitas virtuais a museus de história e geografia. Após a visita, eles devem elaborar um relatório com suas impressões e aprendizados, desenvolvendo a habilidade EF15HI03 da BNCC, que envolve a interpretação de diferentes fontes de informação.

6. Projeto de Pesquisa sobre Cidades Históricas

Os alunos podem escolher uma cidade histórica do Brasil e realizar uma pesquisa aprofundada sobre sua fundação, desenvolvimento e importância cultural. O projeto deve incluir apresentação oral e escrita, atendendo à habilidade EF15GE05 da BNCC, que aborda a análise do espaço urbano e suas transformações.

7. Simulação de Conferências Históricas

Os alunos podem participar de uma simulação de conferências históricas, onde cada um representa uma figura histórica importante. Eles devem pesquisar sobre a vida e as contribuições de suas personagens, promovendo a habilidade EF15HI04 da BNCC, que incentiva a compreensão das múltiplas perspectivas históricas.

8. Análise de Documentos Históricos

Os alunos devem analisar documentos históricos, como cartas, tratados e fotografias, para entender melhor o contexto de diferentes períodos. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15HI05 da BNCC, que envolve a interpretação de documentos e a construção de narrativas históricas.

9. Criação de um Mapa Interativo

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar um mapa interativo que destaque aspectos geográficos do Brasil, como biomas, recursos naturais e regiões. Essa atividade promove a habilidade EF15GE06 da BNCC, que trata da representação e análise do espaço geográfico.

10. Estudo de Caso sobre Conflitos Geopolíticos

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre um conflito geopolítico atual, analisando suas causas e consequências. Essa atividade estimula a pesquisa e a discussão em grupo, desenvolvendo a habilidade EF15GE07 da BNCC, que envolve a análise de questões geopolíticas contemporâneas.