15 Ideias de Atividades (BNCC) diversidade cultural étnica racial

1. Mapa da Diversidade Cultural

Os alunos podem criar um mapa que represente a diversidade cultural étnica e racial de sua comunidade. Utilizando recortes de revistas, imagens e desenhos, os estudantes devem identificar e representar diferentes grupos étnicos presentes na região. Essa atividade está alinhada à habilidade EF12HI01, que propõe a análise da diversidade cultural.

2. Contação de Histórias Tradicionais

Promova uma sessão de contação de histórias onde os alunos compartilhem lendas e mitos de diferentes culturas. Essa atividade estimula a oralidade e o respeito às tradições, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que aborda a valorização da diversidade cultural por meio da literatura.

3. Feira de Sabores do Mundo

Organize uma feira onde os alunos tragam pratos típicos de diferentes culturas. Cada estudante pode apresentar a origem do prato e sua importância cultural. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF12ET04, que incentiva a apreciação da diversidade por meio da gastronomia.

4. Danças e Ritmos do Mundo

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças típicas de diferentes culturas. A atividade pode incluir ensaios e uma apresentação final, promovendo a habilidade EF15AR03, que envolve a expressão artística e a valorização das manifestações culturais.

5. Painel da Diversidade Étnica

Crie um painel na escola onde os alunos possam expor informações sobre diferentes etnias, suas tradições e contribuições para a sociedade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF12HI02, que propõe a reflexão sobre a identidade cultural.

6. Entrevistas com Membros da Comunidade

Os alunos podem realizar entrevistas com pessoas de diferentes etnias e culturas da comunidade, coletando histórias de vida e experiências. Essa prática se relaciona com a habilidade EF15LP03, que incentiva a valorização da diversidade por meio da pesquisa e da oralidade.

7. Criação de um Documentário

Os alunos podem produzir um documentário sobre a diversidade cultural de sua região, abordando temas como tradições, festas e costumes. Essa atividade se alinha à habilidade EF12CI03, que propõe a utilização de diferentes linguagens para expressar a diversidade.

8. Jogos e Brincadeiras Tradicionais

Pesquise e pratique jogos e brincadeiras de diferentes culturas. Os alunos podem apresentar essas atividades para a turma, promovendo a habilidade EF15EF01, que valoriza as práticas lúdicas e culturais.

9. Exposição de Artesanato

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas em diferentes culturas e realizar uma exposição na escola. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que incentiva a apreciação das artes e do artesanato como forma de expressão cultural.

10. Debates sobre Diversidade Cultural

Organize debates em sala de aula sobre temas relacionados à diversidade cultural e étnica. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade EF15LP04, que promove a argumentação e o respeito às diferentes opiniões.