15 Ideias de Atividades (BNCC) verbos 4º ano

1. Jogo de Verbos

Organize uma atividade em que os alunos formem grupos e criem um jogo de tabuleiro utilizando verbos. Cada casa do tabuleiro deve conter um verbo no infinitivo, e ao cair nela, o aluno deve conjugar o verbo em diferentes tempos verbais. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da conjugação verbal. Habilidade BNCC: EF15LP05.

2. Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem uma história em quadrinhos utilizando verbos de ação. Eles devem escrever diálogos e descrever ações que os personagens realizam, enfatizando a utilização correta dos verbos. Essa atividade promove a escrita criativa e a compreensão dos verbos em contextos narrativos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem desenvolver uma peça de teatro de fantoches onde cada personagem deve realizar ações que envolvam verbos específicos. A atividade pode incluir a escrita do roteiro, onde os alunos praticam a conjugação dos verbos em diferentes tempos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

4. Caça-Palavras de Verbos

Crie um caça-palavras com verbos que os alunos devem encontrar. Após encontrá-los, eles devem usar cada verbo em uma frase, praticando a escrita e a compreensão do significado de cada um. Habilidade BNCC: EF15LP08.

5. Música e Verbos

Escolha uma música conhecida e peça aos alunos que identifiquem os verbos presentes na letra. Em seguida, eles podem reescrever a letra substituindo os verbos por sinônimos ou conjugando-os em diferentes tempos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

6. Descrição de Imagens

Apresente imagens variadas e peça aos alunos que descrevam o que as pessoas estão fazendo, utilizando verbos de ação. Essa atividade ajuda na construção de frases e na prática da observação crítica. Habilidade BNCC: EF15LP10.

7. Verbos em Contexto

Os alunos devem criar frases utilizando verbos em diferentes contextos. Por exemplo, eles podem escrever frases sobre suas rotinas diárias, utilizando verbos que descrevem ações comuns. Habilidade BNCC: EF15LP11.

8. Jogo da Memória com Verbos

Crie um jogo da memória onde os alunos devem encontrar pares de cartões que contenham verbos e suas respectivas conjugações. Essa atividade é lúdica e ajuda na fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

9. Entrevistas com Verbos

Os alunos podem realizar entrevistas uns com os outros, utilizando verbos para descrever suas atividades favoritas. Após as entrevistas, eles devem escrever um pequeno texto sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15LP13.

10. Verbos em Ação

Organize uma atividade em que os alunos devem representar verbos através de mímicas. Os colegas devem adivinhar qual verbo está sendo representado, promovendo a interação e a compreensão dos verbos de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP14.

11. Criação de Poemas

Pede-se aos alunos que escrevam poemas utilizando uma lista de verbos fornecida. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita poética, além de reforçar a utilização correta dos verbos. Habilidade BNCC: EF15LP15.

12. Verbos em Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos que representem verbos de ação. Eles devem incluir imagens e frases que expliquem o verbo, promovendo a associação visual e textual. Habilidade BNCC: EF15LP16.

13. Jogos Digitais

Utilize plataformas digitais para criar jogos interativos que envolvam a conjugação de verbos. Os alunos podem jogar em grupos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e envolvente. Habilidade BNCC: EF15LP17.

14. Verbos e Emoções

Peça aos alunos que relacionem verbos a emoções e sentimentos. Eles devem criar frases que expressem como se sentem ao realizar determinadas ações, promovendo a reflexão e a expressão emocional. Habilidade BNCC: EF15LP18.

15. Diário de Verbos

Os alunos devem manter um diário onde escrevem sobre suas atividades diárias, utilizando verbos para descrever o que fizeram. Essa prática ajuda na construção da escrita e na utilização consciente dos verbos. Habilidade BNCC: EF15LP19.