15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 4ª série

1. Jogo de Tabuada

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de tabuada em grupos. Os alunos podem criar cartões com perguntas e respostas, utilizando as habilidades da BNCC, como a habilidade EF04MA06, que aborda a multiplicação e a divisão. Os estudantes podem se desafiar em duplas, promovendo a interação e a aprendizagem colaborativa.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Essa atividade pode incluir a habilidade EF04MA07, que envolve a resolução de problemas com adição e subtração. Os alunos devem trabalhar em equipe, estimulando o raciocínio lógico e a aplicação prática da matemática.

3. Criação de Gráficos

Os alunos podem coletar dados sobre suas frutas favoritas e criar gráficos de barras ou setores. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF04MA12, que trata da representação de dados. Além de desenvolver habilidades matemáticas, os alunos aprendem sobre a importância da organização e visualização de informações.

4. Jogos de Raciocínio Lógico

Introduza jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro que envolvem estratégias matemáticas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF04MA09, que aborda a resolução de problemas. Os alunos exercitam o pensamento crítico e a tomada de decisões, essenciais para a matemática.

5. Atividades com Dinheiro

Simule uma loja onde os alunos possam comprar e vender produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04MA10, que envolve a compreensão do sistema monetário. Os alunos praticam operações de adição e subtração, além de desenvolverem habilidades de negociação e trabalho em equipe.

6. Construção de Formas Geométricas

Utilize materiais recicláveis para que os alunos construam diferentes formas geométricas. Essa atividade pode ser associada à habilidade EF04MA11, que trata do reconhecimento e classificação de formas. Os alunos aprendem sobre geometria de forma prática e divertida, estimulando a criatividade e a colaboração.

7. Desenho de Mapas

Peça aos alunos que desenhem um mapa da sala de aula ou da escola, utilizando escalas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF04MA13, que aborda a noção de espaço e localização. Os alunos desenvolvem habilidades de percepção espacial e aprendem a aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.

8. Problemas do Dia a Dia

Crie problemas matemáticos baseados em situações do cotidiano dos alunos, como compras ou viagens. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF04MA08, que envolve a resolução de problemas em contextos reais. Os alunos aprendem a aplicar a matemática de forma prática, tornando o aprendizado mais significativo.

9. Estudo de Números Racionais

Realize atividades que envolvam a comparação e ordenação de números racionais, utilizando jogos e desafios. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF04MA05, que trata da compreensão dos números racionais. Os alunos desenvolvem o raciocínio crítico e a capacidade de argumentação matemática.

10. Criação de Histórias Matemáticas

Peça aos alunos que criem histórias que envolvam problemas matemáticos, estimulando a criatividade e a narrativa. Essa atividade pode ser associada à habilidade EF04MA04, que aborda a interpretação de problemas. Os alunos aprendem a articular a matemática com a linguagem, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar.