15 Ideias de Atividades (BNCC) de retorno às aulas

1. Roda de Conversa sobre Expectativas

Inicie o retorno às aulas com uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas expectativas para o novo semestre. Essa atividade promove a interação e o fortalecimento de vínculos entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mapa da Memória

Peça aos alunos que criem um mapa mental sobre as experiências vividas durante as férias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de ajudar na organização do pensamento. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre temas abordados no semestre anterior. Isso ajuda a revisar conteúdos e a identificar o que os alunos ainda têm dúvidas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de um Diário de Classe

Incentive os alunos a manter um diário de classe onde possam registrar suas aprendizagens e reflexões ao longo do semestre. Essa prática promove a autoavaliação e o desenvolvimento da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Apresentação de Projetos Pessoais

Peça aos alunos que apresentem um projeto pessoal que desejam desenvolver durante o ano letivo. Essa atividade estimula a autonomia e o planejamento. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Dinâmica de Grupo: Quebra-Gelo

Realize uma dinâmica de grupo para quebrar o gelo e promover a integração entre os alunos. Essa atividade é fundamental para criar um ambiente de confiança e colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Mural de Boas-Vindas

Crie um mural colaborativo onde os alunos possam deixar mensagens de boas-vindas e expectativas para o novo semestre. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Leitura Compartilhada

Promova uma atividade de leitura compartilhada com um livro que aborde temas relevantes para o grupo. A leitura em conjunto estimula o gosto pela literatura e a discussão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Vídeos sobre o Retorno às Aulas

Desafie os alunos a produzir vídeos curtos sobre suas expectativas e o que aprenderam nas férias. Essa atividade integra tecnologia e criatividade, além de promover a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de um Código de Conduta

Trabalhe com os alunos na elaboração de um código de conduta para a turma, discutindo regras e comportamentos esperados. Essa atividade promove a cidadania e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Memória com Habilidades da BNCC

Crie um jogo de memória utilizando as habilidades da BNCC que serão trabalhadas ao longo do semestre. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo e na familiarização com a BNCC. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Debate sobre Temas Atuais

Organize um debate sobre temas atuais que impactam a sociedade. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a consciência social. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Oficina de Artes: Retratos de Verão

Realize uma oficina de artes onde os alunos possam criar retratos que representem suas férias. Essa atividade estimula a expressão artística e a reflexão sobre experiências pessoais. Habilidade BNCC: EF15AR01.

14. Criação de um Blog da Turma

Incentive os alunos a criar um blog da turma onde possam compartilhar suas experiências e aprendizados. Essa atividade promove a escrita colaborativa e o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP13.

15. Planejamento de Aulas Temáticas

Peça aos alunos que ajudem a planejar aulas temáticas para o semestre, escolhendo os temas que mais os interessam. Essa atividade estimula a participação ativa e o engajamento no processo de aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP14.