15 Ideias de Atividades (BNCC) 7º ano história

1. Debates Históricos

Promova debates em sala de aula sobre temas relevantes da história, como a Revolução Industrial ou a Independência do Brasil. Os alunos podem ser divididos em grupos, onde cada um representa um ponto de vista diferente. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico, além de estimular a pesquisa sobre o tema. Habilidade BNCC: EF07HI01.

2. Criação de Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo interativa que aborde eventos significativos do século XIX, como a Proclamação da República. Essa atividade pode ser feita em grupos, utilizando cartolina ou ferramentas digitais. A linha do tempo ajuda a visualizar a cronologia dos eventos e a entender suas interconexões. Habilidade BNCC: EF07HI02.

3. Análise de Documentos Históricos

Proponha a análise de documentos históricos, como cartas, tratados ou jornais da época. Os alunos devem interpretar o contexto e a importância do documento, promovendo uma discussão em sala. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura crítica e interpretação de fontes. Habilidade BNCC: EF07HI03.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre temas históricos, como a escravidão no Brasil ou a Revolução Francesa. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de permitir que os alunos compartilhem seu conhecimento de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF07HI04.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados. Os alunos podem jogar em grupos, utilizando plataformas digitais ou cartões. Essa atividade torna o aprendizado mais lúdico e reforça o conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: EF07HI05.

6. Estudo de Caso

Escolha um evento histórico específico e faça um estudo de caso. Os alunos devem pesquisar e apresentar as causas, consequências e o impacto desse evento na sociedade. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: EF07HI06.

7. Visitas Virtuais a Museus

Utilize recursos digitais para realizar visitas virtuais a museus que abordem temas históricos relevantes. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam e como isso se relaciona com o conteúdo estudado. Habilidade BNCC: EF07HI07.

8. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem eventos históricos ou figuras importantes. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações, além de tornar o aprendizado mais visual. Habilidade BNCC: EF07HI08.

9. Simulações de Conferências

Realize simulações de conferências históricas, onde os alunos representam diferentes países ou grupos sociais. Eles devem defender seus interesses e debater soluções para problemas históricos. Essa atividade desenvolve habilidades de negociação e oratória. Habilidade BNCC: EF07HI09.

10. Pesquisa sobre Personalidades Históricas

Os alunos podem escolher uma personalidade histórica e realizar uma pesquisa aprofundada sobre sua vida e contribuições. Em seguida, devem apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade incentiva a pesquisa individual e a apresentação oral. Habilidade BNCC: EF07HI10.