15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil 6 anos

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem selecionar livros que abordem temas variados, como amizade, natureza e diversidade. Durante a atividade, é importante incentivar as crianças a participarem, fazendo perguntas sobre a história e pedindo que compartilhem suas próprias versões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a prática de leitura e interpretação de textos.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente forma de trabalhar a memória e o vocabulário das crianças. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens que representem essas palavras. Ao jogar, as crianças devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a associação entre a palavra e sua representação visual. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a leitura e a escrita de palavras e frases.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

As oficinas de artes são uma maneira criativa de estimular a expressão artística das crianças. Utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e tampinhas, os alunos podem criar suas próprias obras de arte. Essa atividade não só desenvolve a criatividade, mas também ensina sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade. A habilidade BNCC EF15AR01 é contemplada, que aborda a apreciação e a produção de arte.

4. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são tradicionais e promovem a interação social entre as crianças. Atividades como “Ciranda Cirandinha” ou “A canoa virou” ajudam a desenvolver o ritmo, a coordenação motora e a socialização. Os professores podem incluir variações e criar novas letras, estimulando a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que propõe a prática de jogos e brincadeiras.

5. Experimentos Científicos Simples

Os experimentos científicos simples são uma forma divertida de introduzir conceitos de ciências. Os professores podem realizar atividades como a mistura de cores com tintas ou a observação do crescimento de plantas. Essas experiências ajudam as crianças a desenvolverem a curiosidade e o pensamento crítico. A habilidade BNCC EF15CI01 é contemplada, que envolve a exploração e a investigação de fenômenos naturais.

6. Atividades de Culinária

A culinária é uma atividade que envolve múltiplas habilidades, como a matemática, a ciência e a coordenação motora. Os professores podem organizar uma atividade onde as crianças preparem uma receita simples, como um sanduíche ou uma salada de frutas. Além de aprender sobre alimentação saudável, as crianças praticam a medição de ingredientes e a sequência de passos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que estimula a observação e o trabalho em equipe. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais da escola ou do parque, onde encontrarão pequenos tesouros. Essa atividade promove a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC EF15EF02 é contemplada, que envolve a participação em jogos e brincadeiras.

8. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma forma divertida de estimular a imaginação e a expressão oral das crianças. Os professores podem ajudar os alunos a criar seus próprios fantoches e a desenvolver pequenas histórias para apresentar. Essa atividade incentiva a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que propõe a produção de textos orais e escritos.

9. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que conecta as crianças à natureza e ensina sobre o ciclo de vida das plantas. Os professores podem organizar um pequeno jardim na escola, onde as crianças possam plantar sementes e cuidar das plantas. Essa atividade promove a responsabilidade e o respeito ao meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a observação e o cuidado com a natureza.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro educativos são uma excelente maneira de desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Os professores podem utilizar jogos que envolvam matemática, linguagem ou raciocínio lógico. Essas atividades promovem a interação entre os alunos e ajudam a desenvolver a paciência e a estratégia. A habilidade BNCC EF15EF03 é contemplada, que envolve a participação em jogos e atividades lúdicas.