15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre folclore para 2º ano

1. Contação de Histórias Folclóricas

Inicie a atividade com uma contação de histórias folclóricas brasileiras, como “O Saci-Pererê” ou “A Iara”. Os alunos podem se dividir em grupos e cada grupo ficará responsável por apresentar uma história. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, além de promover a valorização da cultura popular. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches representando personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula-sem-cabeça. Utilizando materiais recicláveis, eles poderão confeccionar os fantoches e, em seguida, realizar uma apresentação teatral. Essa atividade desenvolve habilidades manuais e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Mapa do Folclore Brasileiro

Proponha aos alunos a criação de um mapa do Brasil destacando as regiões e os personagens folclóricos que pertencem a cada uma delas. Essa atividade pode ser feita em grupo, estimulando a pesquisa e o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: EF15GE01.

4. Música e Dança Folclórica

Apresente músicas folclóricas brasileiras e ensine algumas danças típicas, como o frevo ou a quadrilha. Os alunos podem aprender a coreografia e, ao final, realizar uma apresentação para os colegas. Essa atividade promove a integração e o conhecimento das tradições culturais. Habilidade BNCC: EF15AR03.

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Crie um jogo de memória utilizando cartas com imagens de personagens do folclore e suas características. Os alunos poderão jogar em duplas ou grupos, desenvolvendo a memória e o conhecimento sobre o tema. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Produção de Poemas e Rimas

Os alunos podem criar poemas ou rimas inspirados em personagens folclóricos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover o contato com a literatura. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Exposição de Artesanato Folclórico

Os alunos podem pesquisar e criar peças de artesanato inspiradas no folclore, como máscaras de festas populares. Após a confecção, será realizada uma exposição na escola, onde cada aluno poderá apresentar sua obra e explicar sua origem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Proponha que os alunos criem histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de textos, além de desenvolver a criatividade e a habilidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Pesquisa sobre Festas Folclóricas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre festas folclóricas brasileiras, como o Carnaval ou a Festa Junina. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo o compartilhamento de informações e o respeito às tradições culturais. Habilidade BNCC: EF15GE02.

10. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo sobre o folclore brasileiro, onde cada um contribui com uma história, ilustração ou poema. Essa atividade promove a colaboração e a valorização da produção coletiva. Habilidade BNCC: EF15LP05.