15 Ideias de Atividades (BNCC) para a EJA português

15 Ideias de Atividades (BNCC) para a EJA Português

1. Leitura e Interpretação de Textos: Proponha aos alunos a leitura de contos ou crônicas que abordem temas do cotidiano. Após a leitura, promova uma discussão em grupo sobre as mensagens e sentimentos transmitidos pelos textos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a interpretação de textos literários e não literários.

2. Produção de Textos Criativos: Estimule os alunos a escreverem suas próprias histórias ou poemas. A atividade pode ser realizada em etapas, começando com a elaboração de um esboço e, em seguida, a redação final. Essa prática atende à habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos com diferentes finalidades.

3. Debate sobre Temas Sociais: Organize um debate sobre um tema relevante, como desigualdade social ou meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória, conforme a habilidade EF15LP03.

4. Criação de Jornais ou Revistas: Proponha a criação de um jornal ou revista escolar, onde os alunos possam escrever sobre eventos da escola ou da comunidade. Essa atividade promove a escrita colaborativa e está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

5. Contação de Histórias: Incentive os alunos a contar histórias de suas vidas ou de suas culturas. Essa atividade valoriza a oralidade e a diversidade cultural, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da valorização da diversidade nas narrativas.

6. Estudo de Gêneros Textuais: Realize uma atividade em que os alunos analisem diferentes gêneros textuais, como cartas, receitas e anúncios. Eles devem identificar as características de cada gênero e criar seus próprios exemplos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06.

7. Oficina de Gramática: Promova uma oficina onde os alunos possam revisar e praticar regras gramaticais de forma lúdica, utilizando jogos e dinâmicas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP07, que envolve o uso adequado da norma padrão da língua.

8. Leitura de Poemas e Análise: Apresente poemas de diferentes autores e promova uma análise coletiva sobre as emoções e imagens evocadas. Os alunos podem criar seus próprios poemas inspirados nas leituras, alinhando-se à habilidade EF15LP08.

9. Roda de Leitura: Organize uma roda de leitura onde cada aluno pode compartilhar um trecho de um livro que esteja lendo. Essa atividade estimula o gosto pela leitura e a habilidade de escuta, conforme a habilidade EF15LP09.

10. Produção de Vídeos: Incentive os alunos a criar vídeos curtos sobre temas que estudaram, utilizando a linguagem audiovisual para expressar suas ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos multimídia.

11. Jogos de Palavras: Utilize jogos como palavras cruzadas ou caça-palavras para trabalhar vocabulário e ortografia. Essa atividade é divertida e educativa, alinhando-se à habilidade EF15LP11.

12. Visitas a Bibliotecas: Organize uma visita a uma biblioteca local, onde os alunos podem aprender sobre a importância da leitura e do acesso à informação. Essa atividade promove a cidadania e o hábito de leitura, conforme a habilidade EF15LP12.

13. Estudo de Mídias: Analise diferentes tipos de mídias, como jornais, revistas e redes sociais, discutindo a influência delas na sociedade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP13, que envolve a análise crítica de textos.

14. Criação de Blog: Incentive os alunos a criar um blog onde possam publicar suas produções textuais e reflexões. Essa atividade promove a escrita e o uso da tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP14.

15. Teatro e Dramatização: Promova uma atividade de teatro onde os alunos possam dramatizar histórias ou situações do cotidiano. Essa prática desenvolve a expressão oral e a criatividade, conforme a habilidade EF15LP15.