15 Ideias de Atividades (BNCC) artes 3º ano fundamental

1. Criação de Máscaras de Animais

Os alunos podem explorar a diversidade da fauna brasileira criando máscaras de animais. Essa atividade estimula a criatividade e o conhecimento sobre os animais que habitam o Brasil. Os alunos devem pesquisar sobre o animal escolhido, suas características e habitat, e, em seguida, utilizar materiais recicláveis para confeccionar a máscara. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura com Elementos Naturais

Nesta atividade, os alunos coletam elementos da natureza, como folhas, flores e galhos, para utilizá-los como pincéis e carimbos. A proposta é que eles experimentem diferentes texturas e cores, criando obras de arte únicas. Além de desenvolver a sensibilidade estética, a atividade promove a conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Montagem de Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural coletivo que represente um tema específico, como a cultura brasileira ou as estações do ano. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a troca de ideias, além de permitir que cada aluno contribua com sua própria visão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Eles devem desenvolver uma pequena história e encená-la, explorando a criatividade e a expressão corporal. Essa atividade também pode ser integrada com a literatura, estimulando a leitura e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem confeccionar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e papel. Após a confecção, eles podem explorar os sons produzidos e até mesmo criar uma pequena apresentação musical. Essa atividade promove o aprendizado sobre ritmos e sons, além de incentivar a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Desenho de Paisagens

Nesta atividade, os alunos devem desenhar paisagens que representem diferentes regiões do Brasil. Eles podem pesquisar sobre as características de cada região e, em seguida, criar suas próprias interpretações. Essa atividade estimula o conhecimento geográfico e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Colagem de Revistas

Os alunos podem criar colagens utilizando recortes de revistas, explorando temas como a diversidade cultural ou a natureza. Essa atividade permite que eles expressem suas opiniões e sentimentos sobre o tema escolhido, além de desenvolver habilidades motoras e criativas. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Dança e Movimento

Os alunos podem participar de uma atividade de dança onde exploram diferentes estilos e ritmos. A proposta é que eles criem uma coreografia em grupo, desenvolvendo a expressão corporal e a coordenação motora. Essa atividade também pode ser relacionada a temas culturais, como danças folclóricas. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Fotografia Criativa

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, realizando uma atividade onde devem capturar imagens que representem suas emoções ou o ambiente ao seu redor. Após a captura, eles podem apresentar suas fotos e explicar o que cada uma representa. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos devem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a narrativa visual, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15AR10.