15 Ideias de Atividades (BNCC) segunda série ensino fundamental

1. Jogo de Memória com Palavras

Esta atividade consiste em criar um jogo de memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem formar pares de palavras que tenham significados semelhantes ou que pertençam à mesma categoria. Essa atividade estimula a memorização e a associação de ideias, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade incentiva a criatividade e a expressão escrita, além de trabalhar a sequência lógica de eventos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Desenvolver um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema estudado em sala de aula, como animais, plantas ou profissões. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, discutir o significado de cada uma delas. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Apresentação de Projetos em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver um projeto sobre um tema de interesse. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma, utilizando recursos visuais como cartazes ou slides. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação oral. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura e Interpretação de Textos

Selecionar um texto adequado ao nível dos alunos e realizar uma leitura em conjunto. Após a leitura, os alunos devem responder a perguntas de interpretação, discutindo o que entenderam do texto. Essa atividade desenvolve a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Poemas

Os alunos são convidados a escrever poemas sobre um tema específico, utilizando rimas e metáforas. Em seguida, podem compartilhar seus poemas com a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a sensibilidade literária. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para observar a reação. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões. Essa atividade promove o aprendizado prático e a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Jogos Matemáticos

Utilizar jogos de tabuleiro ou aplicativos educativos que envolvam operações matemáticas. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, o que torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem pesquisar um tema e criar cartazes informativos que apresentem as informações de forma clara e visual. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Atividades de Educação Física

Planejar uma aula de educação física que inclua jogos e atividades que promovam a cooperação e o respeito entre os alunos. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento físico e social das crianças. Habilidade BNCC: EF15EF01.

11. Contação de Histórias

Os alunos podem se revezar para contar histórias que conhecem, utilizando recursos como fantoches ou objetos para ilustrar a narrativa. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Visitas a Museus Virtuais

Realizar uma visita a museus virtuais, onde os alunos podem explorar exposições e aprender sobre arte, história e ciência. Após a visita, os alunos devem compartilhar o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15HI01.

13. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, baseados em conteúdos que aprenderam. Eles devem elaborar as regras e o tabuleiro, promovendo a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15MA02.

14. Atividades de Música e Dança

Incorporar atividades de música e dança nas aulas, onde os alunos podem aprender sobre ritmos e movimentos. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento motor e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

15. Debate sobre Temas Relevantes

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema relevante para os alunos, onde eles possam expressar suas opiniões e ouvir as dos colegas. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP08.