15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre família e escola

1. Mapa da Família

Os alunos devem criar um mapa da família, onde cada membro é representado por um desenho ou uma foto. Essa atividade promove a identificação e a valorização das relações familiares. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI03, que aborda a importância das relações sociais e familiares.

2. Entrevista com os Pais

Os alunos podem realizar entrevistas com seus pais ou responsáveis sobre suas experiências escolares. Essa atividade estimula a comunicação e o respeito pelas histórias familiares. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos a partir de informações coletadas.

3. Cartão de Dia dos Pais ou Mães

Os alunos devem criar cartões personalizados para o Dia dos Pais ou Mães, expressando seus sentimentos e gratidão. Essa atividade desenvolve a criatividade e a escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que trata da produção de textos com diferentes finalidades.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente situações do cotidiano familiar. Essa atividade estimula a expressão artística e o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação de produções artísticas.

5. Diário da Família

Os alunos devem manter um diário onde registram momentos importantes com suas famílias ao longo de uma semana. Essa atividade incentiva a reflexão e a escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que aborda a produção de textos pessoais.

6. Jogo de Memória sobre a Família

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando fotos de membros da família e suas características. Essa atividade promove a memória e o reconhecimento. A habilidade BNCC correspondente é EF02MA03, que trata do desenvolvimento de jogos e brincadeiras.

7. Mural da Família

Os alunos devem criar um mural coletivo que represente a diversidade das famílias da turma. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI04, que aborda a diversidade cultural e social.

8. Receita da Família

Os alunos podem compartilhar uma receita de família, explicando a importância dela em suas tradições. Essa atividade estimula a oralidade e a escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a produção de textos informativos.

9. Roda de Conversa sobre a Família

Os alunos podem participar de uma roda de conversa onde compartilham histórias sobre suas famílias. Essa atividade promove a escuta e o respeito. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que trata da interação oral em diferentes contextos.

10. Projeto de Voluntariado Familiar

Os alunos podem desenvolver um projeto de voluntariado em família, como ajudar em uma instituição de caridade. Essa atividade promove a cidadania e a solidariedade. A habilidade BNCC correspondente é EF12CG01, que aborda a importância da participação social.