15 Ideias de Atividades (BNCC) informática educação infantil

1. Criação de Histórias Digitais

Uma atividade que estimula a criatividade das crianças é a criação de histórias digitais. Utilizando softwares de apresentação, como o PowerPoint ou Google Slides, os alunos podem criar suas próprias narrativas, adicionando imagens, textos e até mesmo sons. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos, além de desenvolver a habilidade de contar histórias de forma interativa.

2. Jogos Educativos Online

Os jogos educativos online são uma excelente maneira de ensinar conceitos básicos de matemática e português. Plataformas como Kahoot! e Quizizz permitem que os alunos participem de quizzes interativos, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15MA01, que aborda a resolução de problemas e o raciocínio lógico.

3. Programação com Blocos

Introduzir as crianças ao mundo da programação pode ser feito através de plataformas como Scratch ou Code.org, onde elas podem criar animações e jogos utilizando blocos de código. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que incentiva a exploração de soluções para problemas, além de desenvolver o pensamento crítico e a lógica.

4. Montagem de Projetos em Grupo

Os alunos podem ser divididos em grupos para desenvolver projetos que envolvam pesquisa e apresentação sobre temas variados, utilizando ferramentas digitais como Google Docs e Canva. Essa atividade promove a colaboração e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos em diferentes formatos.

5. Criação de Blogs ou Diários Virtuais

A criação de blogs ou diários virtuais permite que os alunos expressem suas ideias e sentimentos, além de praticar a escrita. Utilizando plataformas como WordPress ou Blogger, as crianças podem aprender a publicar conteúdos e interagir com os leitores. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes mídias.

6. Exploração de Recursos Educacionais Abertos (REA)

Os Recursos Educacionais Abertos são materiais que podem ser utilizados livremente para fins educacionais. Os alunos podem explorar plataformas como o Khan Academy e o Portal do Professor, aprendendo sobre diversos temas. Essa atividade se conecta à habilidade EF15CI02, que incentiva a pesquisa e a utilização de diferentes fontes de informação.

7. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos utilizando aplicativos como o WeVideo ou o Adobe Spark. Essa atividade permite que eles expliquem conceitos aprendidos de forma visual e criativa, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos em diferentes formatos.

8. Simulações de Experimentos Científicos

Utilizando simuladores online, como o PhET, os alunos podem realizar experimentos virtuais em diversas áreas da ciência. Essa atividade promove a curiosidade e o aprendizado prático, alinhando-se à habilidade EF15CI03, que envolve a investigação e a experimentação.

9. Atividades de Alfabetização Digital

Ensinar os alunos a utilizar ferramentas digitais de forma segura e responsável é fundamental. Através de atividades que envolvem a navegação na internet e o uso de e-mails, os alunos aprendem sobre cidadania digital, alinhando-se à habilidade EF15ET01, que aborda a ética e a segurança na internet.

10. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos utilizando ferramentas como Canva ou Piktochart para apresentar informações de forma visual. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e mídias.