15 Ideias de Atividades (BNCC) sinônimos e antônimos 3º ano

1. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Uma atividade interativa onde os alunos formam grupos e recebem cartões com palavras. Cada grupo deve encontrar sinônimos e antônimos para as palavras apresentadas, utilizando dicionários ou recursos online. Essa atividade estimula a pesquisa e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias

Os alunos devem criar pequenas histórias utilizando um conjunto de sinônimos e antônimos. Essa atividade incentiva a criatividade e a aplicação prática do vocabulário aprendido. Os alunos podem apresentar suas histórias para a turma, promovendo a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Bingo de Palavras

Elabore um bingo com palavras que possuem sinônimos e antônimos. Ao invés de números, utilize as palavras e, ao serem sorteadas, os alunos devem identificar e marcar os sinônimos ou antônimos correspondentes em suas cartelas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Mapa Mental de Palavras

Os alunos criam um mapa mental onde centralizam uma palavra e desenham ramificações com seus sinônimos e antônimos. Essa atividade ajuda na visualização das relações entre as palavras e no desenvolvimento do pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com pares de cartões, onde um cartão contém uma palavra e o outro seu sinônimo ou antônimo. Os alunos jogam em duplas ou grupos, promovendo a memorização e o reconhecimento das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Atividade de Preenchimento

Prepare um texto com lacunas que devem ser preenchidas com sinônimos ou antônimos das palavras destacadas. Essa atividade ajuda os alunos a compreenderem o contexto em que as palavras são usadas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Roda de Conversa

Promova uma roda de conversa onde os alunos devem usar sinônimos e antônimos em suas falas. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta ativa, além de promover um ambiente colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Cartazes de Palavras

Os alunos criam cartazes com palavras e seus respectivos sinônimos e antônimos, decorando a sala de aula. Essa atividade não só embeleza o ambiente escolar, mas também serve como um recurso visual para o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Desafio do Dicionário

Divida a turma em grupos e desafie-os a encontrar o maior número de sinônimos e antônimos em um tempo determinado. O grupo que encontrar mais palavras ganha um prêmio simbólico. Essa atividade promove a competição saudável e o uso de dicionários. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos se revezam fazendo perguntas sobre sinônimos e antônimos, e os colegas devem responder corretamente. Essa atividade estimula o raciocínio rápido e a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP10.