15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre verbos 5º ano

1. Jogo dos Verbos

Os alunos se dividem em grupos e recebem cartões com diferentes verbos. Cada grupo deve criar frases utilizando os verbos apresentados, respeitando o tempo verbal indicado. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da conjugação verbal. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Verbos

Crie um caça-palavras com verbos no infinitivo e suas respectivas conjugações. Os alunos devem encontrar os verbos e, em seguida, escrever frases utilizando-os. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na identificação dos verbos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Verbos

Os alunos escolhem um verbo e criam uma pequena cena teatral que ilustre a ação do verbo escolhido. Essa atividade promove a expressão oral e a compreensão do significado dos verbos em contextos variados. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Verbos em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem uma história em quadrinhos utilizando verbos de ação. Eles devem destacar os verbos em negrito e explicar a ação que cada um representa. Essa atividade estimula a leitura e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música dos Verbos

Os alunos escolhem uma música conhecida e identificam os verbos presentes na letra. Em seguida, devem reescrever a letra substituindo os verbos por sinônimos. Essa atividade promove a análise crítica e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Verbos em Imagens

Os alunos recebem imagens que representam ações e devem escrever frases utilizando os verbos que descrevem essas ações. Essa atividade ajuda a relacionar a linguagem verbal com a linguagem visual. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Verbos na Roda de Conversa

Realize uma roda de conversa onde os alunos devem usar verbos em suas falas. Cada aluno deve escutar e repetir um verbo que o colega usou, criando uma corrente verbal. Essa atividade desenvolve a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Verbos e Adjetivos

Os alunos devem criar frases que utilizem verbos e adjetivos, descrevendo ações e características. Essa atividade promove a construção de frases mais complexas e ricas em detalhes. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo da Memória com Verbos

Crie um jogo da memória onde os alunos devem encontrar pares de verbos e suas conjugações. Essa atividade é lúdica e ajuda na memorização dos verbos e suas formas. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Verbos em Histórias Coletivas

Os alunos se reúnem para criar uma história coletiva, onde cada um adiciona uma frase com um verbo diferente. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de reforçar o uso correto dos verbos. Habilidade BNCC: EF15LP10.