15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano do ensino fundamental

1. Jogo de Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de leitura e associação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a produção de textos.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que promove a imaginação e a oralidade. Os alunos podem criar suas próprias histórias ou recontar contos conhecidos, utilizando recursos visuais como fantoches ou ilustrações. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na produção e interpretação de textos orais.

3. Produção de Texto Coletiva

Nesta atividade, os alunos colaboram para criar um texto coletivo. O professor pode escolher um tema e, em conjunto, os alunos vão sugerindo ideias que serão registradas. Essa prática desenvolve a escrita e a organização de ideias, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos escritos.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem operações matemáticas para encontrar um “tesouro” escondido na escola. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, conforme a habilidade EF03MA05, que aborda a resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, pode despertar o interesse pela ciência. Os alunos observam e registram suas descobertas, desenvolvendo a habilidade de investigação científica, conforme a habilidade EF03CI01, que envolve a observação e a descrição de fenômenos.

6. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem pesquisar sobre práticas sustentáveis e criar cartazes informativos. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF03CI02, que trata da produção de textos informativos.

7. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, atendendo à habilidade EF03MA06, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

8. Atividades de Leitura em Dupla

Os alunos se organizam em duplas para lerem um livro juntos, trocando ideias sobre a história. Essa prática desenvolve a compreensão leitora e a habilidade de argumentação, conforme a habilidade EF15LP04, que aborda a interpretação de textos.

9. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades e aprendizados ao longo do ano. Essa prática estimula a escrita reflexiva e a autoavaliação, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos pessoais.

10. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar e apresentar peças de teatro utilizando fantoches. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a colaboração, conforme a habilidade EF15LP06, que envolve a produção e a apresentação de textos orais.

11. Mapa Conceitual sobre a História do Brasil

Os alunos podem criar um mapa conceitual que resuma os principais eventos da história do Brasil. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF03HI01, que trata da análise de eventos históricos.

12. Atividades de Música e Movimento

Os alunos podem participar de atividades que envolvem dança e música, promovendo a expressão corporal e a coordenação motora. Essa prática está alinhada à habilidade EF03EF01, que envolve a prática de atividades físicas e a apreciação musical.

13. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem colaborar na produção de um jornal escolar, onde registram notícias e eventos da turma. Essa atividade desenvolve a escrita e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que trata da produção de textos informativos.

14. Experiência de Cozinha

Os alunos podem participar de uma atividade de culinária, onde aprendem a seguir receitas e a medir ingredientes. Essa prática estimula a matemática e a ciência, conforme a habilidade EF03MA07, que envolve a resolução de problemas com medidas.

15. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita e o uso da tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da produção de textos digitais.