15 Ideias de Atividades (BNCC) construtivista educação física

1. Jogo da Memória Corporal

O Jogo da Memória Corporal é uma atividade que estimula a memória e a consciência corporal dos alunos. Os estudantes devem formar pares de movimentos ou posturas, que serão apresentados em duplas. Após a apresentação, as duplas devem tentar lembrar e reproduzir os movimentos dos colegas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a valorização do corpo e do movimento.

2. Circuito de Habilidades Motoras

O Circuito de Habilidades Motoras é uma proposta que envolve diferentes estações, onde os alunos devem realizar atividades como saltos, corridas, arremessos e equilíbrios. Cada estação deve ter um tempo determinado para que todos possam participar. Essa atividade promove o desenvolvimento das habilidades motoras e está relacionada à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a prática de atividades físicas diversificadas.

3. Dança das Cadeiras Adaptada

A Dança das Cadeiras Adaptada é uma versão inclusiva do jogo tradicional. Os alunos dançam ao som de músicas variadas e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. No entanto, a cada rodada, uma cadeira é retirada, promovendo a interação e a inclusão. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF03, que trata da convivência e do respeito às diferenças.

4. Caça ao Tesouro Esportivo

A Caça ao Tesouro Esportivo é uma atividade que combina pistas e desafios físicos. Os alunos são divididos em grupos e recebem uma lista de tarefas que devem ser cumpridas em diferentes locais da escola. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que aborda a cooperação e a convivência em grupo.

5. Mini-Olimpíadas

As Mini-Olimpíadas são uma competição saudável entre turmas, onde cada grupo participa de diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em distância e arremesso de peso. Os alunos são incentivados a dar o seu melhor e a respeitar os colegas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a prática de esportes e a valorização do esforço individual e coletivo.

6. Atividades de Rítmica e Expressão Corporal

As atividades de Rítmica e Expressão Corporal permitem que os alunos explorem diferentes formas de movimento ao som de músicas. Os estudantes podem criar coreografias ou simplesmente se expressar livremente. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a expressão e a comunicação através do corpo.

7. Jogos de Revezamento

Os Jogos de Revezamento são uma ótima maneira de trabalhar a velocidade e a resistência dos alunos. Divididos em equipes, os alunos devem completar uma série de corridas em um percurso determinado. Essa atividade promove a competitividade saudável e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF07, que enfatiza a importância do trabalho coletivo.

8. Atividades de Luta e Autodefesa

As atividades de luta e autodefesa introduzem os alunos a técnicas básicas de defesa pessoal, promovendo a autoconfiança e o respeito ao próximo. Os alunos aprendem a importância do autocontrole e da disciplina. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a valorização da cultura corporal de movimento.

9. Jogos Tradicionais Brasileiros

Os Jogos Tradicionais Brasileiros, como a queimada e o pião, são uma forma de resgatar a cultura popular e promover a inclusão. Os alunos aprendem sobre a história dos jogos e participam de competições amigáveis. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a valorização das manifestações culturais.

10. Atividades de Orientação e Aventura

As Atividades de Orientação e Aventura envolvem o uso de mapas e bússolas para encontrar pontos específicos em um espaço determinado. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a exploração e a descoberta do ambiente.