15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1 dia de aula

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave: Crie um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo da aula. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se relacionam, promovendo a fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Temas Atuais: Organize um debate em sala sobre um tema atual que esteja em evidência. Os alunos devem se preparar para defender seus pontos de vista, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos: Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos que abordem o tema estudado. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Experimentos Científicos: Realize um experimento simples relacionado ao conteúdo de ciências. Os alunos devem formular hipóteses, realizar o experimento e apresentar os resultados. Habilidade BNCC: EF05CI01.

5. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar um teatro de fantoches para representar uma história ou tema estudado. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Oficina de Artes: Organize uma oficina onde os alunos possam criar obras de arte utilizando diferentes materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Pesquisa de Campo: Leve os alunos para uma pesquisa de campo em um local relacionado ao conteúdo estudado. Eles devem observar e registrar suas descobertas. Habilidade BNCC: EF05GE01.

8. Criação de Blog: Os alunos podem criar um blog sobre um tema que estudaram, escrevendo posts e compartilhando informações. Essa atividade promove a escrita e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Jogo de Perguntas e Respostas: Organize um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo da aula. Os alunos podem trabalhar em grupos e testar seus conhecimentos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Apresentação de Projetos: Os alunos devem desenvolver um projeto sobre um tema específico e apresentá-lo para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa e a oratória. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Roda de Leitura: Promova uma roda de leitura onde os alunos possam compartilhar trechos de livros ou textos que leram. Essa atividade incentiva a leitura e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Criação de Mapas Conceituais: Os alunos podem criar mapas conceituais sobre o tema estudado, ajudando a organizar as informações de forma visual. Habilidade BNCC: EF05LP08.

13. Atividade de Culinária: Realize uma atividade de culinária onde os alunos possam preparar uma receita relacionada ao conteúdo estudado, como uma receita que envolve medidas e frações. Habilidade BNCC: EF05MA01.

14. Visita a um Museu: Organize uma visita a um museu que tenha relação com o conteúdo da aula. Os alunos devem fazer anotações e apresentar suas impressões. Habilidade BNCC: EF05GE02.

15. Criação de Vídeos Educativos: Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema estudado, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP08.