15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos de 5 anos

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a linguagem oral dos alunos. Os professores podem escolher livros ilustrados e criar um ambiente aconchegante para a leitura. Após a contação, os alunos podem desenhar suas partes favoritas da história, desenvolvendo a habilidade de interpretação e expressão artística. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente maneira de trabalhar o vocabulário. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, o que ajuda na fixação do conteúdo e na memória visual. Habilidade BNCC: EI01LP01.

3. Atividades de Classificação de Objetos

Os alunos podem participar de atividades em que classifiquem objetos por cor, forma ou tamanho. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a observação. Os professores podem usar materiais do cotidiano, como botões ou brinquedos, para tornar a atividade mais lúdica. Habilidade BNCC: EI01MA01.

4. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que os alunos explorem cores e texturas. Os professores podem propor temas, como a natureza ou os sentimentos, e incentivar a expressão livre. Essa atividade também desenvolve a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI01AR01.

5. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são tradicionais e promovem a socialização. Os alunos podem cantar e dançar, desenvolvendo habilidades motoras e rítmicas. Os professores podem ensinar músicas que abordem temas da BNCC, como respeito e amizade. Habilidade BNCC: EI01EF01.

6. Caça ao Tesouro

Uma caça ao tesouro pode ser organizada no ambiente escolar, onde os alunos seguem pistas para encontrar objetos escondidos. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os professores podem criar pistas que envolvam conteúdos da BNCC. Habilidade BNCC: EI01MA02.

7. Experimentos com Água

Os alunos podem realizar experimentos simples com água, como observar a flutuação de objetos. Essa atividade introduz conceitos de ciências de forma prática e divertida. Os professores devem orientar os alunos a fazer previsões e registrar suas observações. Habilidade BNCC: EI01CN01.

8. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão cultural. Os professores podem relacionar a atividade com festas populares ou tradições locais. Habilidade BNCC: EI01AR02.

9. Jogos de Imitação

Jogos de imitação, como “o que é isso?”, ajudam os alunos a desenvolverem a linguagem e a criatividade. Os professores podem propor que os alunos imitem animais ou profissões, promovendo a interação e a diversão. Habilidade BNCC: EI01LP02.

10. Atividades de Jardinagem

Os alunos podem participar de atividades de jardinagem, aprendendo sobre plantas e o meio ambiente. Essa atividade promove a responsabilidade e o cuidado com a natureza. Os professores podem discutir a importância das plantas para o ecossistema. Habilidade BNCC: EI01CN02.

11. Montagem de Quebra-Cabeças

A montagem de quebra-cabeças é uma atividade que estimula o raciocínio lógico e a paciência. Os professores podem utilizar quebra-cabeças que retratem temas da BNCC, como animais ou paisagens brasileiras. Habilidade BNCC: EI01MA03.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a criatividade. Os professores podem ensinar sobre os elementos da história, como personagens e enredo. Habilidade BNCC: EI01LP03.

13. Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são ótimos para trabalhar a matemática e a estratégia. Os professores podem utilizar jogos que envolvam contagem, adição e subtração, tornando o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: EI01MA04.

14. Atividades de Música e Movimento

As atividades de música e movimento ajudam os alunos a desenvolverem a coordenação motora e o ritmo. Os professores podem incluir danças e canções que abordem temas da BNCC, promovendo a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI01EF02.

15. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas que estudaram, utilizando recortes e desenhos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de ideias. Os professores podem incentivar a exposição dos cartazes na sala de aula. Habilidade BNCC: EI01LP04.