15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil 7 de setembro

1. Criação de Bandeirinhas

Uma atividade divertida e criativa é a confecção de bandeirinhas que representem o Brasil. As crianças podem usar papel colorido, tesoura e cola para criar bandeirinhas que simbolizem a diversidade cultural do país. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade da BNCC EI03CG03, que aborda a valorização da diversidade cultural.

2. Desfile da Independência

Organizar um desfile na escola onde cada turma representa uma parte da história da Independência do Brasil. As crianças podem se fantasiar e apresentar pequenos trechos sobre o que aprenderam. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EI03HG01, que trata da compreensão de eventos históricos significativos.

3. Mapa do Brasil

As crianças podem criar um grande mapa do Brasil em papel kraft, onde cada aluno representa um estado e suas características. Essa atividade estimula a habilidade EI03GE01, que envolve a identificação de diferentes regiões e suas particularidades.

4. Contação de Histórias

Promover uma sessão de contação de histórias sobre a Independência do Brasil, utilizando fantoches ou livros ilustrados. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EI03LP02, que incentiva a apreciação de narrativas e a construção de significados.

5. Música e Dança

Ensinar uma música tradicional brasileira e criar uma coreografia simples. As crianças podem se apresentar para os colegas, promovendo a habilidade EI03EM02, que envolve a expressão corporal e musical.

6. Pintura de Bandeira

As crianças podem pintar a bandeira do Brasil em grandes folhas de papel. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EI03AR01, que aborda a apreciação e a produção de artes visuais.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Brasil e a Independência. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EI03HG02, que envolve a pesquisa e a construção de conhecimento histórico.

8. Criação de Cartazes

As crianças podem criar cartazes sobre a importância da Independência do Brasil, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EI03AR02, que incentiva a produção de trabalhos artísticos.

9. Teatro de Fantoches

Organizar uma apresentação de teatro de fantoches onde as crianças encenam a história da Independência. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EI03LP03, que envolve a expressão oral e a dramatização.

10. Experiência Culinária

Realizar uma atividade culinária onde as crianças podem preparar um prato típico brasileiro. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EI03CN01, que aborda a exploração de diferentes culturas através da alimentação.