15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre os números educação infantil

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de números. Os alunos podem criar cartões com números e suas representações visuais, como pontos ou objetos. Ao jogar, eles devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade desenvolve a habilidade de reconhecer e associar números, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03ET01).

2. Contagem de Objetos

Os professores podem levar diferentes objetos para a sala de aula, como blocos, frutas ou brinquedos, e pedir que as crianças contem quantos itens há de cada tipo. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de quantidade e a habilidade de contar, conforme a habilidade BNCC (EI03CM01).

3. Criação de Gráficos de Dados

As crianças podem coletar dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criar gráficos simples para representar essas informações. Essa atividade promove a compreensão de dados e a habilidade de representar informações visualmente, de acordo com a habilidade BNCC (EI03ET02).

4. Pintura com Números

Os alunos podem pintar figuras que contenham números, utilizando diferentes cores para cada número. Essa atividade estimula a criatividade e ajuda na identificação e reconhecimento dos números, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03ET01).

5. Jogo de Bingo de Números

O bingo é uma forma lúdica de trabalhar com números. Os alunos recebem cartelas com números e, à medida que o professor chama os números, eles devem marcar os que estão em suas cartelas. Essa atividade reforça a identificação e a escuta atenta, conforme a habilidade BNCC (EI03ET01).

6. Atividades com Sequências Numéricas

Os alunos podem trabalhar com sequências numéricas, organizando números em ordem crescente ou decrescente. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão de padrões, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03CM02).

7. Contagem de Passos

Os alunos podem participar de uma atividade ao ar livre, onde contarão quantos passos dão até chegar a um determinado ponto. Essa atividade promove a contagem e a noção de distância, de acordo com a habilidade BNCC (EI03CM01).

8. Jogo de Dados

Utilizar dados para jogar jogos simples, onde os alunos devem contar o número de pontos e realizar operações básicas, como adição ou subtração. Essa atividade estimula a contagem e a compreensão de operações matemáticas, conforme a habilidade BNCC (EI03CM03).

9. Criação de Histórias com Números

Os alunos podem criar pequenas histórias que envolvam números, como contar quantos animais estão em uma fazenda. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos números em contextos reais, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03ET03).

10. Música e Números

Incorporar músicas que envolvam números, onde as crianças podem cantar e contar ao mesmo tempo. Essa atividade ajuda na memorização e no reconhecimento de números de forma divertida, conforme a habilidade BNCC (EI03ET01).

11. Caça ao Tesouro Numérico

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas envolvem resolver problemas matemáticos simples para encontrar o próximo local. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03CM03).

12. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Os alunos podem montar quebra-cabeças que envolvam números, onde cada peça representa um número ou uma quantidade. Essa atividade ajuda na identificação de números e no desenvolvimento da coordenação motora, conforme a habilidade BNCC (EI03ET01).

13. Jogos de Tabuleiro com Números

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam a contagem de espaços e a utilização de dados. Essa atividade promove a contagem e a interação social, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03CM02).

14. Atividades de Classificação de Números

Os alunos podem classificar números em grupos, como pares e ímpares, ou por intervalos. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão de categorias e a habilidade de classificação, conforme a habilidade BNCC (EI03CM02).

15. Criação de Cartazes com Números

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes números com desenhos ou colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a identificação visual de números, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03ET01).