15 Ideias de Atividades (BNCC) fábula ensino fundamental

1. Leitura e Interpretação de Fábulas

Inicie o projeto com a leitura de fábulas clássicas, como “A Raposa e as Uvas” ou “A Cigarra e a Formiga”. Após a leitura, promova uma discussão em sala sobre as mensagens e lições que cada fábula transmite. Os alunos podem ser incentivados a identificar os personagens e suas características, bem como a moral da história. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos literários.

2. Criação de Fábulas

Após a leitura, desafie os alunos a criar suas próprias fábulas. Eles devem desenvolver personagens, enredos e uma moral. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da estrutura narrativa. Os alunos podem trabalhar em grupos e apresentar suas fábulas para a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a produção de textos.

3. Ilustração de Fábulas

Peça aos alunos que ilustrem uma cena de uma fábula que leram. Eles podem usar diferentes técnicas, como desenho, colagem ou pintura. Essa atividade não só estimula a expressão artística, mas também ajuda os alunos a compreenderem melhor a narrativa. A habilidade BNCC EF15AR01, que trata da apreciação e produção artística, é contemplada aqui.

4. Teatro de Fantoches

Organize uma apresentação de teatro de fantoches baseada em uma fábula. Os alunos podem criar os fantoches e ensaiar a encenação. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão oral, além de tornar a fábula mais viva e envolvente. A habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e a fruição de manifestações artísticas, é aplicada.

5. Debate sobre Morais

Realize um debate em sala de aula sobre as morais das fábulas. Os alunos podem discutir se concordam ou não com as lições apresentadas e como essas lições se aplicam à vida real. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que aborda a argumentação em contextos diversos.

6. Fábulas em Quadrinhos

Os alunos podem transformar uma fábula em uma história em quadrinhos. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem diferentes formas de narrativa. A habilidade BNCC EF15LP04, que trata da produção de diferentes gêneros textuais, é contemplada.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre as fábulas lidas. Os alunos podem trabalhar em grupos e competir para ver quem sabe mais sobre as histórias e suas morais. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma lúdica e interativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a leitura e interpretação de textos.

8. Mapa Conceitual das Fábulas

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual que conecte diferentes fábulas e suas morais. Essa atividade ajuda a visualizar as relações entre as histórias e a compreender melhor as lições que elas ensinam. A habilidade BNCC EF15LP06, que trata da organização de informações, é aplicada aqui.

9. Fábulas e Cultura Popular

Explore como as fábulas influenciam a cultura popular, como em músicas, filmes e livros. Os alunos podem pesquisar e apresentar exemplos de como as fábulas são reinterpretadas na atualidade. Essa atividade promove a interdisciplinaridade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a análise de diferentes mídias.

10. Reflexão Pessoal

Por fim, peça aos alunos que escrevam uma reflexão pessoal sobre qual fábula mais os impactou e por quê. Essa atividade estimula a autoanálise e a conexão pessoal com a literatura. A habilidade BNCC EF15LP08, que trata da produção de textos reflexivos, é contemplada.