15 Ideias de Atividades (BNCC) gênero

1. Contos de Fadas Reimaginados

Os alunos podem reescrever um conto de fadas clássico, alterando o gênero dos personagens principais. Por exemplo, a Cinderela pode ser um príncipe que ajuda uma princesa a escapar de uma situação difícil. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre os papéis de gênero. Habilidade BNCC: EF15LP04.

2. Debates sobre Estereótipos de Gênero

Organizar um debate em sala de aula sobre estereótipos de gênero presentes na sociedade. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre como esses estereótipos afetam a vida das pessoas. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP05.

3. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que abordem questões de gênero, como igualdade e respeito. Essa atividade permite que eles expressem suas ideias de forma visual e lúdica, além de promover discussões sobre o tema. Habilidade BNCC: EF15LP06.

4. Análise de Mídia

Os alunos devem analisar propagandas, filmes ou músicas, identificando como os gêneros são representados. Essa atividade ajuda a desenvolver um olhar crítico sobre a mídia e suas influências na percepção de gênero. Habilidade BNCC: EF15LP07.

5. Entrevistas com Profissionais

Os alunos podem entrevistar profissionais de diferentes áreas sobre como o gênero influencia suas carreiras. Essa atividade proporciona uma visão realista e diversificada sobre o mercado de trabalho e as desigualdades de gênero. Habilidade BNCC: EF15LP08.

6. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos que abordem questões de gênero, como a importância da igualdade. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos compartilhem suas mensagens com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP09.

7. Jogo de Papéis

Realizar uma atividade de jogo de papéis onde os alunos devem representar diferentes personagens que desafiam os estereótipos de gênero. Essa atividade promove empatia e compreensão das experiências alheias. Habilidade BNCC: EF15LP10.

8. Criação de Poemas

Os alunos podem escrever poemas que expressem suas visões sobre gênero e identidade. Essa atividade estimula a expressão artística e a reflexão sobre sentimentos e experiências pessoais. Habilidade BNCC: EF15LP11.

9. Pesquisa sobre Figuras Históricas

Os alunos podem pesquisar figuras históricas que desafiaram as normas de gênero em suas épocas. Essa atividade promove o conhecimento histórico e a valorização de diferentes trajetórias de vida. Habilidade BNCC: EF15LP12.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que promovam a igualdade de gênero e o respeito às diferenças. Essa atividade permite que eles expressem suas opiniões e sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância do tema. Habilidade BNCC: EF15LP13.

11. Discussão de Livros

Promover uma roda de leitura onde os alunos discutem livros que abordam questões de gênero. Essa atividade estimula a leitura crítica e a troca de ideias entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP14.

12. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões e produções sobre gênero. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e permite que eles se expressem em um espaço digital. Habilidade BNCC: EF15LP15.

13. Apresentação de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos que abordem temas de gênero e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a habilidade de falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP16.

14. Criação de Música

Os alunos podem compor uma música que fale sobre igualdade de gênero. Essa atividade estimula a criatividade e permite que eles expressem suas opiniões de forma artística. Habilidade BNCC: EF15LP17.

15. Dinâmicas de Grupo

Realizar dinâmicas de grupo que abordem a importância do respeito às diferenças de gênero. Essa atividade promove a interação entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15LP18.