15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para educação infantil 4 anos

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros ilustrados que abordem temas do cotidiano ou fábulas clássicas. Durante a atividade, os alunos são incentivados a participar, fazendo perguntas e expressando suas opiniões sobre a história. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que visa promover a interação e a construção de significados a partir da leitura.

2. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas são uma forma divertida de trabalhar a sonoridade das palavras e o vocabulário. Os professores podem criar um jogo onde as crianças devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade estimula a criatividade e a atenção, além de estar em conformidade com a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a exploração de rimas e sonoridades.

3. Atividades de Artes Plásticas

As atividades de artes plásticas, como pintura e colagem, permitem que as crianças expressem suas emoções e desenvolvam a coordenação motora. Os professores podem propor que os alunos criem uma obra de arte inspirada em uma história que ouviram. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a criação e a apreciação de diferentes formas de arte.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem organizar um espaço onde os alunos possam interpretar diferentes papéis, como médicos, professores ou pais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que promove a exploração de diferentes contextos sociais e culturais.

5. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como observar a flutuação de objetos, é uma maneira eficaz de introduzir conceitos científicos. Os professores podem propor que as crianças testem diferentes materiais para ver quais flutuam e quais afundam. Essa atividade está em conformidade com a habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a observação e a experimentação.

6. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente maneira de desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica. Os professores podem criar uma aula onde as crianças dançam e cantam músicas infantis, promovendo a interação e a alegria. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a expressão corporal e musical.

7. Jogos de Memória

Os jogos de memória são ótimos para estimular a concentração e a memória das crianças. Os professores podem criar cartões com figuras e palavras, desafiando os alunos a encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que promove a memória e a atenção.

8. Atividades de Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo da jardinagem é uma forma de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. Os professores podem organizar uma atividade onde os alunos plantam sementes e cuidam das plantas ao longo do tempo. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15CI03, que envolve a observação e o cuidado com o meio ambiente.

9. Contagem com Brinquedos

Utilizar brinquedos para ensinar contagem é uma maneira lúdica de trabalhar a matemática. Os professores podem propor que as crianças contem quantos brinquedos têm e organizá-los em grupos. Essa atividade está em conformidade com a habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a contagem e a organização de objetos.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos é uma forma de desenvolver a criatividade e a narrativa. Os professores podem fornecer folhas em branco e pedir que os alunos desenhem e escrevam suas histórias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que promove a produção de textos e a expressão artística.