5 15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática essencial na educação infantil, pois estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem escolher um livro que aborde temas relacionados à diversidade, amizade ou natureza. Após a leitura, as crianças podem ser incentivadas a desenhar suas partes favoritas da história, promovendo a expressão artística. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Jogo de Memória com Palavras

Este jogo ajuda as crianças a desenvolverem o reconhecimento de palavras e a memória. Os professores podem criar cartas com imagens e palavras correspondentes. As crianças devem encontrar os pares, o que também promove a socialização e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI01EF01.

3. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma eficaz de ensinar conceitos básicos de ritmo e coordenação. Os professores podem escolher músicas que incentivem as crianças a dançar e se mover, criando coreografias simples. Isso também ajuda no desenvolvimento motor e na expressão corporal. Habilidade BNCC: EI01EF02.

4. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial permite que as crianças explorem diferentes texturas, cheiros e cores. Os professores podem levar as crianças para o pátio ou jardim da escola, onde podem tocar em plantas, cheirar flores e observar insetos. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado sobre a natureza. Habilidade BNCC: EI01TS02.

5. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a flutuação de objetos, é uma maneira divertida de ensinar conceitos de ciência. Os professores podem fornecer diferentes objetos e perguntar às crianças se eles flutuam ou afundam, promovendo a investigação e a observação. Habilidade BNCC: EI01CN01.

6. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas. Os professores podem fornecer papel e tintas não tóxicas, incentivando as crianças a criar livremente. Essa atividade também promove a coordenação motora fina. Habilidade BNCC: EI01EF03.

7. Caça ao Tesouro

Uma caça ao tesouro pode ser organizada no ambiente escolar, onde as crianças devem seguir pistas para encontrar objetos escondidos. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos, além de ser uma forma divertida de aprender sobre o espaço ao redor. Habilidade BNCC: EI01TS01.

8. Criação de Máscaras de Animais

Os professores podem propor a criação de máscaras de animais utilizando papel, tesoura e materiais recicláveis. Após a confecção, as crianças podem fazer uma apresentação, imitando os sons e movimentos dos animais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EI01EF04.

9. Jogos de Roda de Conversa

Os jogos de roda de conversa são uma excelente maneira de desenvolver a habilidade de escuta e a expressão verbal. Os professores podem escolher um tema e permitir que cada criança compartilhe suas ideias e sentimentos, promovendo o respeito e a empatia entre os colegas. Habilidade BNCC: EI01CG02.

10. Atividade de Culinária Simples

Realizar uma atividade de culinária simples, como fazer sanduíches ou saladas de frutas, é uma forma divertida de ensinar sobre alimentação saudável. Os professores podem envolver as crianças no processo, desde a escolha dos ingredientes até a preparação, promovendo habilidades práticas e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI01CN02.