15 Ideias de Atividades (BNCC) para alfabetização sobre folclore

1. Contação de Histórias do Folclore Brasileiro

Uma atividade que envolve a contação de histórias é fundamental para a alfabetização. Os professores podem selecionar contos populares como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara” e narrá-los de forma envolvente. Os alunos podem ser incentivados a ilustrar as partes que mais gostaram, promovendo a interpretação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches de Personagens Folclóricos

Os alunos podem criar fantoches de personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a coordenação motora e a expressão artística. Após a confecção, os alunos podem apresentar pequenas peças teatrais, desenvolvendo habilidades de fala e escuta. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Um jogo de memória pode ser elaborado com imagens de personagens do folclore e suas características. Os alunos devem encontrar os pares, o que ajuda na memorização e no reconhecimento das figuras folclóricas. Essa atividade também pode ser adaptada para incluir informações sobre cada personagem. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Produção de Poemas Inspirados no Folclore

Os alunos podem ser desafiados a criar poemas ou rimas inspirados em histórias folclóricas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover o conhecimento sobre a cultura brasileira. Os poemas podem ser apresentados em um mural na sala de aula. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as regiões e seus respectivos mitos e lendas. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural, além de incentivar a pesquisa. Os alunos podem apresentar suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF15GE01.

6. Dança das Lendas

Incorporar danças folclóricas, como o frevo ou a quadrilha, pode ser uma forma divertida de ensinar sobre a cultura brasileira. Os alunos podem aprender passos de dança e, ao mesmo tempo, conhecer as histórias por trás delas. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de desenvolver a habilidade de síntese. Os alunos podem compartilhar suas HQs com os colegas, promovendo a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore pode ser uma atividade lúdica e educativa. Os alunos devem resolver enigmas e encontrar objetos que representam as lendas, promovendo o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Criação de Cartazes sobre Personagens Folclóricos

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes informativos sobre diferentes personagens do folclore. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a apresentação oral. Os cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a cultura local. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Roda de Conversa sobre Folclore

Realizar uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas histórias e experiências relacionadas ao folclore pode ser uma atividade enriquecedora. Essa prática estimula a escuta ativa e o respeito às diferentes narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP06.