15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto ciências 9º ano

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas é uma excelente maneira de explorar conceitos de botânica e ecologia. Os alunos podem cultivar sementes em diferentes condições de luz, água e solo, registrando o crescimento e as características das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_05CGM01, que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água em Maquete

Os alunos podem criar uma maquete que represente o ciclo da água, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles visualizem e compreendam os processos de evaporação, condensação e precipitação. A atividade atende à habilidade EB1_05CGM02, que trata da representação de fenômenos naturais.

3. Análise de Solo

Coletar amostras de solo de diferentes locais e analisá-las em sala de aula pode ser uma atividade rica em aprendizado. Os alunos podem observar a textura, a cor e a presença de organismos, relacionando esses aspectos à fertilidade do solo. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_05CGM03, que envolve a investigação de características do meio ambiente.

4. Experimentos com Água e Poluição

Os alunos podem realizar experimentos para observar os efeitos da poluição na água. Utilizando recipientes com água e diferentes poluentes (como óleo e detergente), eles podem analisar as mudanças na qualidade da água. Essa atividade se relaciona à habilidade EB1_05CGM04, que aborda a relação entre ações humanas e o meio ambiente.

5. Observação de Insetos

Promover uma atividade de campo onde os alunos observam e catalogam diferentes insetos pode ser uma forma interessante de estudar a biodiversidade. Eles podem coletar dados sobre o habitat, a alimentação e o comportamento dos insetos. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1_05CGM05, que envolve a observação de seres vivos em seu ambiente natural.

6. Experiência de Fermentação

Realizar uma experiência de fermentação com açúcar e fermento é uma maneira prática de entender processos biológicos. Os alunos podem acompanhar a produção de gás e a transformação do açúcar em álcool. Essa atividade se relaciona à habilidade EB1_05CGM06, que aborda processos químicos e biológicos.

7. Estudo do Clima Local

Os alunos podem coletar dados sobre o clima local ao longo de um mês, registrando temperatura, umidade e precipitação. Em seguida, podem analisar as informações e discutir como o clima afeta a vida na região. Essa atividade atende à habilidade EB1_05CGM07, que envolve a análise de dados climáticos.

8. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário, identificando as espécies e suas características. Essa atividade promove o conhecimento sobre a flora local e está alinhada à habilidade EB1_05CGM08, que envolve a classificação de seres vivos.

9. Simulação de Ecossistemas

Utilizando caixas de papelão, os alunos podem criar mini-ecossistemas que simulem diferentes biomas. Eles podem incluir plantas, animais e até mesmo representar interações entre os seres vivos. Essa atividade se relaciona à habilidade EB1_05CGM09, que aborda as interações entre organismos e o ambiente.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate sobre práticas sustentáveis e suas implicações para o meio ambiente é uma atividade que estimula o pensamento crítico. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre diferentes temas relacionados à sustentabilidade. Essa atividade atende à habilidade EB1_05CGM10, que envolve a discussão de questões ambientais.