15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre artigo definido e indefinido 5º ano

1. Jogo da Memória com Artigos Definidos e Indefinidos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham substantivos acompanhados de artigos definidos e indefinidos. Os alunos devem encontrar os pares corretos, como “o gato” e “um gato”. Essa atividade ajuda a reforçar a identificação dos artigos e suas funções. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Frases com Artigos

Peça aos alunos que escrevam frases utilizando diferentes substantivos com artigos definidos e indefinidos. Eles podem trabalhar em duplas para compartilhar suas frases e discutir as escolhas dos artigos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras de Artigos

Desenvolva um caça-palavras que inclua substantivos e seus respectivos artigos. Os alunos devem encontrar os artigos no caça-palavras e, em seguida, escrever frases utilizando os substantivos encontrados. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Cartazes de Artigos

Os alunos podem criar cartazes que ilustram a diferença entre artigos definidos e indefinidos. Eles devem incluir exemplos e imagens que ajudem a visualizar o conceito. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Adivinhação

Organize um jogo de adivinhação onde um aluno descreve um objeto utilizando apenas artigos e substantivos, e os outros devem adivinhar do que se trata. Essa atividade promove a oralidade e a prática dos artigos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura de Texto com Foco em Artigos

Escolha um texto curto e peça aos alunos que identifiquem todos os artigos definidos e indefinidos presentes. Após a leitura, discuta em grupo a importância de cada artigo no contexto do texto. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que utilizem artigos definidos e indefinidos. Eles podem trabalhar em grupos e apresentar suas histórias para a turma, enfatizando o uso correto dos artigos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Música e Artigos

Utilize músicas conhecidas e peça aos alunos que identifiquem os artigos nas letras. Em seguida, eles podem criar suas próprias letras de música utilizando artigos definidos e indefinidos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Atividade de Classificação

Forneça uma lista de substantivos e peça aos alunos que classifiquem cada um deles como sendo precedido por artigo definido ou indefinido. Essa atividade ajuda a consolidar o entendimento sobre a função dos artigos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Bingo de Artigos

Crie cartelas de bingo com substantivos e chame os artigos correspondentes. Os alunos devem marcar os substantivos que combinam com os artigos chamados. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Debate sobre Artigos

Organize um debate onde os alunos devem defender o uso de artigos definidos ou indefinidos em diferentes contextos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Desenho e Descrição

Os alunos desenham um objeto e, em seguida, escrevem uma descrição utilizando artigos definidos e indefinidos. Eles podem apresentar seus desenhos e descrições para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividade de Substituição

Proponha uma atividade onde os alunos devem substituir artigos definidos por indefinidos e vice-versa em frases. Isso ajuda a entender as nuances de cada tipo de artigo. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos fazem perguntas utilizando artigos definidos e indefinidos, e os colegas devem responder corretamente. Essa atividade promove a prática oral e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Dicionário de Artigos

Os alunos podem criar um pequeno dicionário ilustrado com substantivos e seus artigos correspondentes. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento de forma lúdica e criativa. Habilidade BNCC: EF15LP15.