15 Ideias de Atividades (BNCC) de boas-vindas para educação infantil

1. Roda de Conversa sobre Expectativas

Inicie o ano letivo com uma roda de conversa onde as crianças possam compartilhar suas expectativas para o novo ano. Essa atividade promove a interação e a construção de um ambiente acolhedor. Utilize a habilidade da BNCC: EI01CG01 – Participar de conversas, respeitando a vez de falar e escutar os colegas.

2. Mapa dos Sonhos

Peça para que cada aluno desenhe ou cole imagens que representem seus sonhos e desejos para o ano. Esse mapa pode ser exposto na sala de aula, criando um espaço de motivação. Habilidade BNCC: EI01ET02 – Criar e expressar ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.

3. Caça ao Tesouro da Amizade

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas levem as crianças a conhecerem melhor umas às outras. Cada pista pode conter perguntas sobre os colegas, promovendo a socialização. Habilidade BNCC: EI01CG02 – Reconhecer e valorizar as diferenças entre os colegas.

4. Cartões de Boas-Vindas

As crianças podem criar cartões de boas-vindas para seus colegas, utilizando materiais diversos. Essa atividade estimula a criatividade e o acolhimento. Habilidade BNCC: EI01ET03 – Utilizar diferentes materiais e técnicas para expressar-se artisticamente.

5. Música de Abertura

Escolha uma música que represente o início do ano letivo e ensine-a para as crianças. A música pode ser usada para criar um momento de celebração e união. Habilidade BNCC: EI01MU01 – Participar de atividades musicais, reconhecendo a importância da música na cultura.

6. Jogo das Apresentações

Realize um jogo onde cada criança deve se apresentar e compartilhar algo especial sobre si mesma. Essa atividade ajuda a quebrar o gelo e a criar laços. Habilidade BNCC: EI01CG03 – Expressar-se de forma clara e coerente em situações de comunicação.

7. Painel de Fotos

Monte um painel onde cada aluno possa colocar uma foto sua e escrever seu nome. Isso ajuda na identificação e no reconhecimento dos colegas. Habilidade BNCC: EI01CG04 – Identificar-se e reconhecer-se como parte de um grupo.

8. Contação de Histórias

Inicie o ano com uma contação de histórias que aborde temas como amizade e acolhimento. As crianças podem participar, encenando partes da história. Habilidade BNCC: EI01LP01 – Ouvir e compreender histórias, identificando personagens e enredos.

9. Atividade de Artesanato

Proponha uma atividade de artesanato onde as crianças possam criar objetos que representem suas personalidades. Isso estimula a autoexpressão e a criatividade. Habilidade BNCC: EI01ET01 – Criar e transformar objetos, utilizando diferentes materiais e técnicas.

10. Dinâmica do Nome

Realize uma dinâmica onde cada criança deve dizer seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra. Essa atividade ajuda na memorização dos nomes e na interação. Habilidade BNCC: EI01CG05 – Participar de atividades em grupo, respeitando as regras e os colegas.