15 Ideias de Atividades (BNCC) para pré-escola sobre folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias folclóricas é uma excelente maneira de introduzir as crianças ao rico universo do folclore brasileiro. Os professores podem escolher contos como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”, utilizando fantoches ou ilustrações para tornar a narrativa mais envolvente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que propõe o desenvolvimento da escuta e da interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fantoches

Após a contação de histórias, os alunos podem criar seus próprios fantoches baseados nos personagens folclóricos que conheceram. Utilizando materiais recicláveis, como caixas de papelão e tecidos, as crianças podem dar vida a figuras como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a produção de arte.

3. Danças Folclóricas

Incorporar danças folclóricas, como a dança do Boi Bumbá ou o Frevo, é uma forma divertida de ensinar sobre a cultura brasileira. Os professores podem organizar uma aula de dança, onde as crianças aprendem os passos e a história por trás das danças. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização, atendendo à habilidade BNCC EF15EF01, que trata do movimento e da expressão corporal.

4. Criação de Máscaras de Folclore

As crianças podem criar máscaras inspiradas em personagens folclóricos, como o Saci ou a Cuca. Utilizando papel, tintas e outros materiais, os alunos podem explorar a arte e a cultura popular. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a apreciação e a produção de arte visual.

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Um jogo de memória pode ser desenvolvido com cartas que representam diferentes personagens do folclore brasileiro. As crianças podem jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação e a memória. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a prática de jogos e brincadeiras que estimulam a memória e a atenção.

6. Pintura de Murais Temáticos

Os alunos podem participar da pintura de um mural que represente cenas do folclore brasileiro. Essa atividade pode ser realizada na escola, promovendo a colaboração entre os alunos. Além de desenvolver habilidades artísticas, essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a expressão e a apreciação da arte coletiva.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em lendas folclóricas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, permitindo que as crianças expressem suas interpretações das histórias. Essa prática está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP04, que propõe a produção de textos em diferentes formatos.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore pode ser uma atividade divertida e educativa. As crianças podem trabalhar em equipe para resolver enigmas e aprender mais sobre a cultura popular. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF02, que envolve a exploração do ambiente e a resolução de problemas.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem montar um teatro de fantoches, onde encenam histórias folclóricas. Essa atividade incentiva a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Alinha-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção e a apresentação de textos orais.

10. Criação de um Livro Coletivo de Folclore

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo que reúna histórias, ilustrações e atividades relacionadas ao folclore. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e a colaboração entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que propõe a produção de textos coletivos e a valorização da leitura.