15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes para 1º ano

1. Pintura com os Dedos

Uma atividade divertida e sensorial, a pintura com os dedos permite que as crianças explorem suas habilidades motoras e criativas. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para criar obras de arte únicas, estimulando a expressão pessoal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas nas artes visuais.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade incentiva a imaginação e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC EF15AR02 é contemplada, pois envolve a produção de objetos artísticos a partir de diferentes técnicas e materiais.

3. Desenho de Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre e incentivá-los a desenhar o que veem é uma excelente forma de conectar a arte com a natureza. Essa atividade desenvolve a observação e a representação gráfica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da apreciação e da produção de obras de arte.

4. Colagem de Revistas

A colagem é uma técnica que permite que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Usando recortes de revistas, eles podem criar composições que refletem suas personalidades e interesses. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR04, que envolve a utilização de diferentes suportes e técnicas na produção artística.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão verbal e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC EF15AR05 é abordada, pois envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

6. Mural Coletivo

Organizar uma atividade em que os alunos contribuam para um mural coletivo é uma ótima maneira de promover o trabalho em equipe. Cada aluno pode adicionar sua própria arte ao mural, criando uma obra coletiva que representa a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR06, que propõe a criação de obras em grupo.

7. Dança Livre

Incentivar os alunos a se expressarem através da dança é uma forma de explorar o movimento e a musicalidade. A dança livre permite que as crianças se soltem e se divirtam, desenvolvendo a coordenação motora. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR07, que envolve a expressão corporal nas artes.

8. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a compreensão dos sons. A habilidade BNCC EF15AR08 é contemplada, pois envolve a produção de sons e a exploração de diferentes ritmos.

9. Fotografia Criativa

Propor uma atividade de fotografia onde os alunos podem capturar imagens de seu cotidiano ou de elementos da natureza estimula a observação e a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR09, que trata da apreciação e da produção de imagens.

10. Contação de Histórias Ilustradas

Os alunos podem criar suas próprias histórias e ilustrá-las, desenvolvendo habilidades narrativas e artísticas. Essa atividade promove a imaginação e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR10, que envolve a criação de narrativas visuais.