15 Ideias de Atividades (BNCC) meios de transporte maternal

1. Desenhando Meios de Transporte

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a desenhar diferentes meios de transporte, como carros, ônibus, bicicletas e aviões. A proposta estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a identificação dos veículos. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EI03CG03 – Identificar e representar diferentes meios de transporte.

2. Jogo da Memória dos Transportes

Utilizando cartões com imagens de diversos meios de transporte, os alunos participarão de um jogo da memória. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória visual e a associação de ideias. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EI03EF01 – Participar de jogos e brincadeiras, respeitando regras e turnos.

3. Música dos Transportes

Os alunos aprenderão uma canção que menciona diferentes meios de transporte. A atividade envolve cantar e dançar, promovendo o desenvolvimento da linguagem e da coordenação motora. A habilidade da BNCC relacionada é: EI03LP01 – Participar de atividades de linguagem oral, expressando-se com clareza.

4. Montagem de um Mapa de Transporte

As crianças criarão um mapa utilizando recortes de revistas e desenhos, representando onde diferentes meios de transporte circulam. Essa atividade estimula a noção de espaço e localização. A habilidade da BNCC que pode ser trabalhada é: EI03GE01 – Reconhecer e utilizar noções de espaço e localização.

5. Contação de Histórias sobre Transportes

Os educadores contarão histórias que envolvem meios de transporte, incentivando a imaginação e a compreensão de narrativas. A habilidade da BNCC relacionada é: EI03LP02 – Ouvir e compreender histórias, identificando personagens e enredos.

6. Experiência Sensorial com Transporte

Os alunos participarão de uma atividade sensorial, onde poderão tocar e explorar miniaturas de diferentes meios de transporte. Essa atividade promove a exploração tátil e a curiosidade. A habilidade da BNCC que pode ser desenvolvida é: EI03CN01 – Explorar e reconhecer diferentes materiais e suas propriedades.

7. Criando um Transporte Sustentável

As crianças serão desafiadas a desenhar ou criar um meio de transporte que seja sustentável. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. A habilidade da BNCC que pode ser trabalhada é: EI03CI01 – Reconhecer a importância da preservação ambiental.

8. Atividade de Classificação de Transportes

Nesta atividade, os alunos classificarão os meios de transporte em diferentes categorias, como terrestre, aquático e aéreo. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a organização. A habilidade da BNCC relacionada é: EI03EF02 – Organizar e classificar objetos de acordo com características.

9. Desfile de Transportes

Os alunos poderão criar fantasias ou maquetes de meios de transporte e participar de um desfile. Essa atividade promove a expressão corporal e a socialização. A habilidade da BNCC que pode ser trabalhada é: EI03EF03 – Participar de atividades de expressão corporal e artística.

10. Experiência de Transporte com Brinquedos

Utilizando brinquedos de diferentes meios de transporte, as crianças poderão brincar livremente, criando cenários e histórias. Essa atividade estimula a imaginação e o desenvolvimento social. A habilidade da BNCC relacionada é: EI03EF04 – Brincar de faz de conta, criando narrativas e personagens.