15 Ideias de Atividades (BNCC) berçário 1 ano

1. Atividade de Pintura com Dedos

A pintura com dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel para criar suas obras-primas. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Jogo de Encaixe de Formas

Os jogos de encaixe são excelentes para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Com formas geométricas de diferentes cores, os alunos podem aprender sobre formas e cores enquanto se divertem. Habilidade BNCC: EI01CG01.

3. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias com fantoches estimula a imaginação e a linguagem. Os professores podem usar fantoches de dedo ou de mão para contar histórias simples, envolvendo as crianças na narrativa. Habilidade BNCC: EI01EF01.

4. Brincadeira de Esconde-Esconde

Essa brincadeira clássica ajuda no desenvolvimento social e motor das crianças. Ao se esconder e procurar, elas aprendem sobre regras e a importância da interação. Habilidade BNCC: EI01EF02.

5. Atividade de Classificação de Objetos

Classificar objetos por cor, tamanho ou forma é uma atividade que desenvolve o raciocínio lógico. Os alunos podem usar blocos ou brinquedos para essa atividade, promovendo a aprendizagem de conceitos matemáticos básicos. Habilidade BNCC: EI01MT01.

6. Dança e Movimento

A dança é uma forma divertida de trabalhar a coordenação e a expressão corporal. Os professores podem criar uma sessão de dança livre, onde as crianças podem se mover ao som de músicas infantis. Habilidade BNCC: EI01EF03.

7. Atividade de Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo das plantas através da jardinagem é uma ótima maneira de ensinar sobre natureza e responsabilidade. Elas podem plantar sementes em pequenos vasos e acompanhar o crescimento. Habilidade BNCC: EI01CN01.

8. Criação de Instrumentos Musicais

Fazer instrumentos musicais com materiais recicláveis é uma atividade que estimula a criatividade e o aprendizado musical. As crianças podem criar chocalhos, tambores e outros instrumentos, explorando sons e ritmos. Habilidade BNCC: EI01EM01.

9. Atividade de Massinha de Modelar

A massinha de modelar é uma excelente ferramenta para desenvolver a motricidade fina. As crianças podem criar formas e figuras, estimulando a criatividade e a coordenação. Habilidade BNCC: EI01CG02.

10. Experiência com Água

Atividades com água, como encher e esvaziar recipientes, ajudam as crianças a entender conceitos de volume e peso. Essa atividade também é divertida e refrescante, especialmente em dias quentes. Habilidade BNCC: EI01CN02.

11. Jogo de Memória com Cartas

O jogo de memória é uma ótima maneira de trabalhar a atenção e a memória das crianças. Usando cartas com imagens de animais ou objetos, os alunos podem se divertir enquanto aprendem a reconhecer e lembrar. Habilidade BNCC: EI01EF04.

12. Atividade de Culinária Simples

Preparar uma receita simples, como um lanche saudável, pode ser uma atividade divertida e educativa. As crianças aprendem sobre ingredientes e medidas, além de desenvolver habilidades motoras ao mexer e misturar. Habilidade BNCC: EI01CN03.

13. Criação de Cartazes com Colagens

Os alunos podem criar cartazes usando recortes de revistas e outros materiais, desenvolvendo habilidades artísticas e de colagem. Essa atividade também pode ser usada para trabalhar temas específicos, como animais ou cores. Habilidade BNCC: EI01CG04.

14. Atividade de Contagem com Objetos

Usar objetos do dia a dia para contar é uma maneira prática de introduzir conceitos matemáticos. As crianças podem contar brinquedos, frutas ou outros itens, aprendendo a associar números a quantidades. Habilidade BNCC: EI01MT02.

15. Brincadeira de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional. As crianças podem simular situações do cotidiano, como ir ao mercado ou cozinhar, estimulando a imaginação e a empatia. Habilidade BNCC: EI01EF05.