15 Ideias de Atividades (BNCC) fundamental 1 artes

1. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tecidos. Esta atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de desenvolver habilidades motoras. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a experimentação e a criação de produções artísticas.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em um mural ou em grandes folhas de papel pode ser uma atividade muito enriquecedora. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo e planejando o que irão pintar, promovendo a colaboração e a troca de ideias. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR02, que incentiva a apreciação e a produção de artes visuais.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches com meias ou papel e, em seguida, desenvolver uma pequena peça teatral. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

4. Dança e Movimento

Promover uma aula de dança onde os alunos possam explorar diferentes estilos e movimentos. Os alunos podem criar suas próprias coreografias em grupos, o que estimula a expressão pessoal e a coordenação motora. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR04, que trata da apreciação e da prática de danças.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo os diálogos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR05, que envolve a produção de narrativas visuais.

6. Montagem de um Livro de Arte

Os alunos podem coletar suas produções artísticas e organizá-las em um livro de arte. Essa atividade promove a reflexão sobre o processo criativo e a valorização do trabalho individual e coletivo. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR06, que aborda a documentação e a apresentação de produções artísticas.

7. Exploração de Sons e Música

Os alunos podem explorar diferentes sons utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano. Em grupos, podem criar uma composição musical, o que estimula a criatividade e a percepção sonora. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR07, que trata da criação e da apreciação musical.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas relevantes, utilizando diferentes técnicas de colagem e pintura. Essa atividade estimula a pesquisa e a expressão artística, além de promover a conscientização sobre questões sociais. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR08, que envolve a produção de artes visuais com temáticas sociais.

9. Oficina de Escultura com Argila

Os alunos podem participar de uma oficina de escultura utilizando argila, onde poderão criar formas e figuras. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a percepção tátil, além de estimular a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR09, que aborda a experimentação com diferentes materiais.

10. Exposição de Arte na Escola

Organizar uma exposição de arte onde os alunos possam apresentar suas produções artísticas para a comunidade escolar. Essa atividade promove a valorização do trabalho dos alunos e a interação com o público. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR10, que envolve a apreciação e a divulgação de produções artísticas.

11. Criação de Vídeos Artísticos

Os alunos podem criar vídeos curtos que retratem suas produções artísticas ou performances. Essa atividade estimula a utilização de tecnologias e a expressão criativa em diferentes formatos. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR11, que trata da produção audiovisual.

12. Jogo de Improvisação Teatral

Promover um jogo de improvisação teatral onde os alunos possam explorar diferentes personagens e situações. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão verbal e a interação social. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR12, que envolve a criação e a apresentação de cenas teatrais.

13. Criação de Músicas com Temas Livres

Os alunos podem compor músicas com temas livres, utilizando instrumentos ou apenas a voz. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão musical, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR13, que trata da criação musical.

14. Desenho ao Ar Livre

Levar os alunos para desenhar ao ar livre, observando a natureza e o ambiente ao redor. Essa atividade estimula a observação e a apreciação do espaço, além de desenvolver habilidades de desenho. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR14, que envolve a produção de artes visuais a partir da observação.

15. Criação de Collages Temáticas

Os alunos podem criar collages utilizando recortes de revistas e outros materiais, explorando diferentes temas. Essa atividade estimula a criatividade e a experimentação com texturas e cores. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR15, que aborda a produção de artes visuais com diferentes técnicas.