15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre marchinhas de carnaval

1. Criação de Marchinhas Originais

Os alunos podem ser divididos em grupos e desafiados a criar suas próprias marchinhas de carnaval. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Os professores podem orientar os alunos a utilizar elementos da cultura local e temas relevantes para a turma. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Produzir textos em diferentes gêneros e formatos.

2. Análise de Letras de Marchinhas Clássicas

Os alunos podem analisar letras de marchinhas clássicas, identificando seus temas, rimas e estruturas. Essa atividade pode incluir discussões sobre o contexto histórico e cultural das músicas. Habilidade BNCC: (EF15LP02) – Analisar e interpretar diferentes tipos de textos.

3. Oficina de Música e Ritmo

Organizar uma oficina onde os alunos aprendem sobre os instrumentos típicos do carnaval, como tamborins e cuícas. Os alunos podem experimentar tocar esses instrumentos e criar ritmos que possam ser utilizados nas marchinhas. Habilidade BNCC: (EF35MU01) – Experimentar diferentes formas de expressão musical.

4. Desfile de Fantasias

Os alunos podem criar fantasias inspiradas nas marchinhas que compuseram ou analisaram. Um desfile pode ser organizado, onde cada aluno apresenta sua fantasia e explica sua escolha. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Criar e apresentar produções artísticas.

5. Pesquisa sobre a História do Carnaval

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a história do carnaval no Brasil, incluindo suas origens e evolução ao longo dos anos. Essa atividade pode ser apresentada em forma de painel ou apresentação oral. Habilidade BNCC: (EF15HI01) – Compreender a história e a cultura brasileira.

6. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que promovam suas marchinhas originais ou que celebrem o carnaval. Essa atividade pode incluir o uso de técnicas de colagem e pintura, estimulando a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Produzir obras de arte em diferentes suportes.

7. Jogo de Perguntas sobre Marchinhas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre marchinhas de carnaval, onde os alunos devem identificar a letra, o autor e o contexto das músicas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a competição saudável. Habilidade BNCC: (EF15LP03) – Participar de atividades de leitura e interpretação.

8. Criação de Vídeos Musicais

Os alunos podem gravar vídeos em que interpretam suas marchinhas originais ou clássicas, utilizando fantasias e cenários criativos. Essa atividade pode ser compartilhada com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Utilizar diferentes mídias para expressar ideias.

9. Debate sobre a Importância do Carnaval

Promover um debate em sala de aula sobre a importância do carnaval na cultura brasileira, abordando temas como diversidade, inclusão e identidade cultural. Habilidade BNCC: (EF15CI01) – Discutir questões sociais e culturais.

10. Criação de um Livro de Marchinhas

Os alunos podem compilar suas marchinhas originais e as analisadas em um livro, que pode ser ilustrado por eles mesmos. Essa atividade promove a escrita e a organização de ideias. Habilidade BNCC: (EF15LP04) – Produzir textos coletivos e individuais.