15 Ideias de Atividades (BNCC) SESI educação física

1. Jogo do Sapo

O Jogo do Sapo é uma atividade que estimula a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem saltar de um ponto a outro, tentando alcançar um alvo específico, como um círculo desenhado no chão. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento

A Corrida de Revezamento é uma excelente forma de promover a colaboração entre os alunos. Divida a turma em equipes e estabeleça um percurso. Cada aluno deve correr uma parte do percurso e passar o bastão para o próximo. Essa atividade desenvolve a resistência física e a disciplina. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade divertida que trabalha a agilidade e a percepção espacial. Coloque cadeiras em círculo e, enquanto a música toca, os alunos devem dançar ao redor. Quando a música parar, todos devem encontrar uma cadeira para sentar. Remova uma cadeira a cada rodada. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF03.

4. Queimada

A Queimada é um jogo clássico que promove a atividade física e o trabalho em equipe. Os alunos se dividem em duas equipes e tentam eliminar os adversários acertando-os com a bola. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades motoras e a estratégia de grupo. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF04.

5. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma atividade que estimula a agilidade e a força. Monte um percurso com diferentes obstáculos, como cones, cordas e pneus. Os alunos devem completar o circuito no menor tempo possível. Essa atividade é excelente para trabalhar a resistência e a coordenação. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF05.

6. Futebol de Salão

O Futebol de Salão é uma ótima atividade para desenvolver habilidades motoras e o espírito esportivo. Organize um torneio entre as equipes da turma, enfatizando a importância do trabalho em equipe e da comunicação. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF06.

7. Atividades de Alongamento

As atividades de alongamento são essenciais para prevenir lesões e melhorar a flexibilidade. Dedique um tempo para ensinar os alunos diferentes tipos de alongamentos, enfatizando a importância de aquecer antes das atividades físicas. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF07.

8. Vôlei Adaptado

O Vôlei Adaptado é uma forma inclusiva de praticar o esporte, permitindo que todos os alunos participem, independentemente de suas habilidades. Utilize uma rede mais baixa e uma bola leve para facilitar a prática. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF08.

9. Gincana Esportiva

A Gincana Esportiva é uma atividade que combina diferentes modalidades esportivas em um único evento. Organize várias provas, como corrida, salto e arremesso, e divida os alunos em equipes. Essa atividade promove a competição saudável e a integração entre os alunos. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF09.

10. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Os Jogos de Tabuleiro Gigantes são uma forma lúdica de estimular o raciocínio lógico e a interação social. Crie um tabuleiro no chão com fita adesiva e utilize peças grandes. Os alunos devem se mover pelo tabuleiro, respondendo a perguntas ou realizando desafios. O código da habilidade BNCC correspondente é EF15EF10.