15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o São João educação infantil

1. Dança da Fogueira

Uma atividade que envolve a dança em volta de uma fogueira (simulada) pode ser uma excelente forma de introduzir as crianças às tradições do São João. Os alunos podem aprender sobre a importância da fogueira nas festas juninas, além de praticar movimentos rítmicos e coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR05, que trata da expressão corporal e da dança.

2. Confecção de Bandeirinhas

Os alunos podem criar bandeirinhas coloridas utilizando papel, tesoura e cola. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Além disso, pode-se discutir a simbologia das bandeirinhas nas festas juninas. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR06, que aborda a produção de arte visual.

3. Contação de Histórias Juninas

Promover uma sessão de contação de histórias que envolvam personagens típicos do São João, como o Saci e a Cuca, pode ser uma maneira divertida de trabalhar a literatura. Os alunos podem criar suas próprias histórias, estimulando a imaginação e a oralidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que se refere à produção de textos orais.

4. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais com materiais recicláveis, como chocalhos e tambores. Essa atividade permite que as crianças explorem sons e ritmos típicos das festas juninas. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR07, que trata da produção musical.

5. Jogo de Memória com Símbolos Juninos

Elaborar um jogo de memória utilizando cartas com símbolos e personagens das festas juninas é uma ótima maneira de trabalhar a memória e a concentração. Além disso, pode-se discutir o significado de cada símbolo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que aborda a leitura e interpretação de imagens.

6. Pintura de Painéis Temáticos

Os alunos podem participar da pintura de painéis que retratem a festa de São João, utilizando tintas e pincéis. Essa atividade estimula a expressão artística e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR08, que se refere à apreciação e produção de arte.

7. Preparação de Comidas Típicas

Uma atividade prática pode envolver a preparação de comidas típicas, como pamonha e canjica. Os alunos podem aprender sobre os ingredientes e a importância dessas comidas nas festividades. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que aborda a alimentação e a saúde.

8. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches com personagens típicos do São João. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão dramática, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR09, que trata da linguagem teatral.

9. Desfile de Fantasias Juninas

Organizar um desfile onde os alunos possam se vestir com fantasias típicas do São João é uma forma divertida de celebrar a cultura. Os alunos podem apresentar suas fantasias e explicar o que representam. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR10, que aborda a expressão e a apreciação estética.

10. Mapa das Festas Juninas

Os alunos podem criar um mapa das festas juninas no Brasil, identificando as tradições de diferentes regiões. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural. A habilidade BNCC correspondente é EF15GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas.