15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre acento agudo e circunflexo 3º ano

1. Jogo da Memória com Palavras Acentuadas

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que possuem acento agudo e circunflexo. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a fixar a ortografia correta. Essa atividade atende à habilidade EF15LP15, que envolve o reconhecimento e a utilização de acentos gráficos.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com palavras que contenham acento agudo e circunflexo. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever frases com elas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP16, que trata da produção de textos orais e escritos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem uma história em quadrinhos utilizando palavras acentuadas. Eles devem destacar os acentos nas falas dos personagens. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP17, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

4. Música e Acentos

Selecione uma música que contenha várias palavras acentuadas e peça aos alunos que identifiquem e escrevam essas palavras. Após isso, eles podem discutir o significado das palavras no contexto da música. Essa atividade atende à habilidade EF15LP18, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

5. Bingo das Palavras Acentuadas

Organize um bingo onde as cartelas contenham palavras acentuadas. O professor deve chamar as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é uma forma divertida de reforçar a ortografia e se alinha à habilidade EF15LP15.

6. Atividade de Ditado

Realize um ditado com palavras que contenham acento agudo e circunflexo. Após o ditado, os alunos devem revisar suas anotações e corrigir os erros. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP16, que aborda a escrita correta das palavras.

7. Produção de Poemas

Peça aos alunos que escrevam poemas utilizando palavras acentuadas. Eles devem destacar os acentos e apresentar seus poemas para a turma. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP17, que envolve a criação de textos poéticos.

8. Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem a diferença entre o acento agudo e o circunflexo, com exemplos de palavras. Essa atividade atende à habilidade EF15LP18, que trata da produção de textos informativos.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre acentuação. Os alunos devem responder questões relacionadas a palavras acentuadas e suas regras. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP15, que envolve o conhecimento das normas ortográficas.

10. Leitura e Análise de Textos

Selecione textos que contenham palavras acentuadas e peça aos alunos que leiam e analisem o uso dos acentos. Eles devem discutir em grupos as regras de acentuação que encontraram. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP16, que envolve a interpretação de textos.