15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre orações subordinadas adverbiais

1. Identificação de orações subordinadas adverbiais: Proponha uma atividade em que os alunos leiam um texto narrativo e identifiquem as orações subordinadas adverbiais. Os alunos devem sublinhar essas orações e classificá-las de acordo com o tipo (causal, condicional, temporal, etc.). Habilidade BNCC: EF15LP16.

2. Criação de frases: Solicite que os alunos criem frases utilizando orações subordinadas adverbiais. Para isso, forneça um conjunto de palavras-chave que devem ser incluídas nas frases. Habilidade BNCC: EF15LP15.

3. Jogo da memória: Desenvolva um jogo da memória com cartões que contenham orações principais e subordinadas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Habilidade BNCC: EF15LP16.

4. Reescrita de parágrafos: Apresente um parágrafo com orações simples e peça aos alunos que reescrevam o texto, transformando algumas dessas orações em subordinadas adverbiais. Habilidade BNCC: EF15LP15.

5. Atividade de escuta: Leia um texto em voz alta e peça aos alunos que anotem as orações subordinadas adverbiais que ouvirem. Em seguida, discutam em grupo as funções dessas orações no texto. Habilidade BNCC: EF15LP16.

6. Criação de histórias em quadrinhos: Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que inclua orações subordinadas adverbiais. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP15.

7. Debate sobre temas atuais: Organize um debate onde os alunos devem usar orações subordinadas adverbiais para justificar suas opiniões sobre um tema atual. Habilidade BNCC: EF15LP16.

8. Produção de vídeos: Proponha que os alunos criem um vídeo explicando o que são orações subordinadas adverbiais, utilizando exemplos práticos. Habilidade BNCC: EF15LP15.

9. Atividade de preenchimento: Elabore uma atividade de preenchimento de lacunas em frases que contenham orações subordinadas adverbiais. Os alunos devem completar as frases com as palavras corretas. Habilidade BNCC: EF15LP16.

10. Criação de um mural: Os alunos podem criar um mural coletivo com exemplos de orações subordinadas adverbiais, ilustrando suas funções e tipos. Habilidade BNCC: EF15LP15.

11. Jogo de perguntas e respostas: Organize um jogo em que os alunos devem responder perguntas utilizando orações subordinadas adverbiais. Isso pode ser feito em formato de quiz. Habilidade BNCC: EF15LP16.

12. Leitura dramatizada: Proponha uma leitura dramatizada de um texto que contenha várias orações subordinadas adverbiais. Os alunos devem interpretar os personagens, enfatizando as orações. Habilidade BNCC: EF15LP15.

13. Criação de um dicionário de orações: Os alunos devem criar um dicionário ilustrado com exemplos de orações subordinadas adverbiais, explicando suas funções. Habilidade BNCC: EF15LP16.

14. Atividade de comparação: Peça aos alunos que comparem frases simples e complexas, identificando as orações subordinadas adverbiais nas frases complexas. Habilidade BNCC: EF15LP15.

15. Elaboração de um conto: Os alunos devem escrever um conto que obrigatoriamente inclua orações subordinadas adverbiais, estimulando a criatividade e a aplicação do conteúdo aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP16.