15 Ideias de Atividades (BNCC) animais mamíferos 3º ano

1. Criação de um Cartaz dos Mamíferos

Nesta atividade, os alunos devem criar um cartaz que represente diferentes mamíferos. Eles podem incluir imagens, informações sobre o habitat, alimentação e características de cada animal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

2. Jogo da Memória dos Mamíferos

Os alunos podem participar de um jogo da memória utilizando cartas com imagens de mamíferos e suas respectivas características. Essa atividade promove a memorização e o reconhecimento dos animais, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que trata da observação e descrição de seres vivos.

3. Pesquisa sobre Mamíferos em Extinção

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre mamíferos que estão em risco de extinção. Eles podem apresentar suas descobertas em sala de aula, discutindo as causas da extinção e possíveis soluções. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a importância da preservação da biodiversidade.

4. Contação de Histórias sobre Mamíferos

Os alunos podem criar e contar histórias que envolvam mamíferos como personagens principais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF02LP01, que envolve a produção e a interpretação de narrativas.

5. Desenho de Mamíferos em seu Habitat

Nesta atividade, os alunos devem desenhar mamíferos em seus habitats naturais. Eles podem pesquisar sobre onde esses animais vivem e quais são suas características. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI04, que envolve a relação entre os seres vivos e o ambiente.

6. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem criar um diário de campo onde registram observações sobre mamíferos que encontram em suas comunidades. Essa atividade promove a observação e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI05, que trata da investigação de fenômenos naturais.

7. Apresentação de Projetos sobre Mamíferos

Os alunos podem desenvolver projetos em grupo sobre diferentes mamíferos, apresentando suas pesquisas para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF02LP02, que envolve a apresentação de informações de forma clara e organizada.

8. Mapa Mental dos Mamíferos

Os alunos podem criar um mapa mental que organize informações sobre os mamíferos, como suas características, habitats e alimentação. Essa atividade ajuda na compreensão e na memorização, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI06, que envolve a organização de informações.

9. Vídeo Educativo sobre Mamíferos

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre um mamífero específico, abordando suas características e importância no ecossistema. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia, alinhando-se à habilidade BNCC EF02LP03, que trata da produção de textos multimídia.

10. Visita a um Zoológico ou Parque Natural

Organizar uma visita a um zoológico ou parque natural pode proporcionar aos alunos uma experiência prática com mamíferos. Durante a visita, eles podem observar os animais e registrar suas características. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI07, que envolve a observação direta da natureza.